A 5ª Divisão de Exército (5ª DE) tem novo comandante desde a sexta-feira, 02. A solenidade militar de passagem de comando ocorreu no Campo de Parada do Forte do Pinheirinho. Com a presença de autoridades militares e civis, o general de Exército José Ricardo Vendramin Nunes transmitiu o cargo para o general de Divisão Ricardo José Nigri.
O comandante do Exército, general de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e o comandante Militar do Sul, general de Exército Hertz Pires do Nascimento, foram recebidos com honras militares e conduziram a cerimônia.
Antes da formatura, foi inaugurada a foto do general Vendramin na Galeria de Comandantes da 5ª DE. A solenidade contou com a presença de autoridades, comandantes das Brigadas subordinadas à 5ª Divisão de Exército, comandantes de organizações militares da guarnição de Curitiba e demais convidados.
A formatura da passagem de comando aconteceu no Campo de Parada “Heróis da Lapa” e reuniu um efetivo de cerca de 700 militares. O general Vendramin ressaltou o profissionalismo da tropa da 5ª DE durante o seu comando e deu as boas-vindas ao novo comandante. “Há poucas tropas no Exército com essas capacidades e competências. A estes dedicados e abnegados militares, o meu maior agradecimento, a minha enorme gratidão, o meu maior respeito e a minha maior admiração. Muito obrigado”, agradeceu o general Vendramin.
Depois da transmissão do cargo, a tropa passou em desfile em continência ao novo comandante da divisão. Viaturas e blindados usados no âmbito da 5ª DE também participaram do desfile. O general Nigri, novo comandante da divisão, demonstrou satisfação em assumir o cargo. “Eu recebo do general Vendramim uma Divisão de Exército operacional, comprometida, como elevadíssimo nível de adestramento e capacidade de se projetar em qualquer lugar do Brasil. Nosso objetivo é manter e aprimorar esses padrões alcançados”, afirmou o general Nigri.
O general Nigri é ex-comandante da Aviação do Exército e desempenhava atualmente o cargo de vice-chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT). Ele também foi oficial secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República e chefe de Missões de Paz e Aviação e onspetor-geral das Polícias Militares, ligado ao Comando de Operações Terrestres (COTER).
Com a promoção a General de Exército, agora o general Vendramin vai assumir o Comando Militar do Norte, sediado em Belém (PA).