A 60ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina será realizada de 9 a 19 de abril, com uma ampla programação técnica e de lazer, que ocorrerá no Parque Ney Braga nas manhãs, tardes e noites. Serão palestras, simpósios, encontros, cursos, leilões, julgamentos, shows, reuniões, lançamentos de novos produtos da indústria, da pesquisa e mais uma infinidade de eventos realizados pelos expositores em seus estandes.
Os diretores da Sociedade Rural do Paraná, entidade organizadora da ExpoLondrina, receberam a imprensa na manhã do último dia 12 para dar mais detalhes do evento.
“A exposição de Londrina é tão diversa e intensa que é possível a todos participar tanto para se divertir, encontrar amigos, assistir a um show, quanto para adquirir conhecimentos e maquinários que irão impactar no dia a dia dos profissionais da cadeia do agronegócio, independentemente do tamanho do negócio de cada um”, comenta o presidente da SRP, Antonio Sampaio.
A agenda de eventos está repleta. Entre os agendados estão os tradicionais Fórum do Agronegócio, que este tema terá a abordagem “Infraestrutura de Telecomunicação no Campo”, que acontece no dia 13 de abril; no dia 14 serão realizados o 19º Seminário de Aquicultura, o VII Ciclo de Palestras em Ovinocultura Moderna, Seminário de Paisagismo, 4º Ciclo de Palestras em Direito Ambiental e Agronegócio; no dia 15, o Seminário Estadual de Turismo, o evento Construindo o Agro do Futuro, e o IV Simpósio de Equideocultura; no dia 16, o Fórum Jurídico do Agronegócio, o VIII Simpósio de Eficiência em Produção e Reprodução Animal; no dia 17, o III Simpósio de Pequenos Animais e Projeto Mulheraço, e abertura do V Hackathon, que prossegue até domingo (19).
“Teremos ainda dezenas de oficinas técnicas que acontecem na Via Rural/ Fazendinha”, completa Sampaio. No espaço, que terá entre os focos projetos estratégicos de promoção de renda e redução dos impactos sociais, serão disponibilizadas também informações tecnológicas geradas pela pesquisa e ainda será dado destaque para a agroecologia, conforme adianta Sérgio Carneiro, gerente Regional Emater-Londrina.
60 ANOS – A primeira exposição foi realizada em 1955, como primeira Exposição Agropecuária – embora já tenha tido uma prévia em 1954, mas restrita a apresentação de produtos agrícolas.
Naquela época, Londrina e região eram um centro reconhecido. Quem vinha conhecer a cidade nem acreditava no que via. Era o auge do ciclo de café e tinha muita produção – e claro, muito dinheiro – na região. Para ter uma ideia, dizia-se que se todos os aviões de empresas de táxi-aéreo que operavam na cidade resolvessem pousar de uma só vez, não caberiam na cidade.
Nos anos 50, Londrina chegou a figurar entre as cinco cidades de maior progresso em todo país, reconhecimento que está registrado nos arquivos do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), no Rio de Janeiro (RJ). O concurso, denominado Municípios de Maior Progresso, era realizado pelo Ibam e pela extinta revista “O Cruzeiro”.
A cidade crescia tão rápido que no censo de 1950 constava uma população de pouco mais de 72 mil habitantes. E no censo de 1960 já tinha quase dobrado: era 134.821 habitantes.
A Exposição crescia junto com a cidade. No começo, não era realizada todos os anos, mas com o passar do tempo a importância do evento foi ficando evidente por mostrar a importância do homem do campo, do seu trabalho, da tecnologia que vinha sendo desenvolvida e empregada para melhorar a produção agropecuária, além de gerar muitos negócios e proporcionar lazer à comunidade.
Em 1964, foi realizada a primeira exposição no Parque de Exposições Governador Ney Braga – antes era realizada nas dependências do Jockey Clube. Além de casa nova, a expô também ganhou novo nome Exposição Agro-Pecuária e Industrial do Estado do Paraná.
INGRESSOS PARA SHOWS E RODEIO EXPO 2020 – As vendas de ingressos ONLINE para os shows e rodeio da ExpoLondrina 2020 estão sendo feitas através do site da exposição: www.expolondrina.com.br. Todos pagam para entrar nos shows e rodeio. A Sociedade Rural do Paraná manteve os mesmos valores do ano passado (2019): R$ 25,00 para os primeiros lotes na compra antecipada. Alguns shows, como é o caso de Marilia Mendonça, já estão com o primeiro lote esgotados.
As vendas para o Camarote Brahma, Camarote Super Bull e Casa do Criador, também estão sendo feitas pelo site da ExpoLondrina, onde podem ser conferidas as regras de acesso. Os preços serão alterados de acordo com o fim dos ingressos de cada lote. No dia do show, o valor será integral, sendo a meia-entrada válida apenas para os casos especificados em lei. (Da redação com assessoria).