Com o objetivo de debater novas práticas e metodologias que modernizem o processo de ensino – aprendizagem, a Facibra (Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz), promoveu no último dia 12, uma palestra com o tema: ‘Educomunicação: educação, mídia e processos de interface’. O debate envolveu os alunos dos cursos de Pedagogia e Administração, e foi ministrado pelo jornalista e professor Tiago Dedoné, pesquisador da área da Educomunicação. Professores e demais colaboradores da instituição também participaram.
Durante a explanação, foi apresentado o fundamentos, metodologias e experiências educomunicativas desenvolvidas em vários locais do país, tanto em instituições de ensino, empresas, como, também, em espaços do poder público. As contribuições das teorias que dão aporte à construção cientifica da educomunicação também foram apresentadas, destacando, por exemplo, reflexões de autores como os brasileiros, Paulo Freire e Ismar de Oliveira Soares; o uruguaio, Mário Kaplun; o francês Celéstin Freinet, além de Jean Piaget.
Além de enaltecer a importância da prática comunicativa aberta e democrática nos espaços de socialização, a teoria também possibilita com que o uso das ferramentas da comunicação, como o jornal, o rádio, a fotografia, a internet, o audiovisual, possam dinamizar os processos de aplicação pedagógica, tornando-a bastante atrativa. “O resultado final das atividades usando os mecanismos de comunicação é muito importante. Mas, o mais importante é o processo: como se desenvolveu o enriquecimento do ecossistema comunicacional entre estes atores sociais envolvidos em um determinado projeto educomunicativo, como despertou protagonismo, como desenvolveu habilidades”, destacou.
O jornalista também falou da contribuição da educomunicação nos espaços corporativos, nas empresas e em espaços do poder público. Experiências exitosas também foram apresentadas nestas áreas, destacando o papel estratégico da comunicação no universo do mercado. A diretora da Facibra, professora Sandra Corrêa Rodrigues, durante sua explanação, ressaltou o interesse da instituição em inserir o tema na grade curricular, que terá revisão no próximo ano. Ela também propôs a realização de workshops específicos de produção educomunicativa, promovendo, assim, a ampliação de conhecimentos e técnicas.
A Fabibra é uma das mais importantes instituições de ensino superior do Norte Pioneiro. Sob o comando dos professores Fabiano Teixeira da Cruz e Sandra Rodrigues, a instituição conta com um quadro de docentes e colaboradores comprometidos com a missão de transformar, instigando, nos alunos, o protagonismo e o interesse pela pesquisa e projetos pedagógicos que fazem toda a diferença em seus processos de construção acadêmico. (Da assessoria).