Acontece de 21 a 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Todos os anos, a Federação Nacional das Apaes e as Escolas de Educação Especial de todo Brasil realizam diversas atividades que visam promover a conscientização e a reflexão sobre as políticas públicas para as pessoas com necessidades educativas especiais. Este ano, o tema em foco é ‘Família e Pessoa com Deficiência: protagonistas na implementação das políticas públicas’.

A diretora da Escola Especial Pequeno Príncipe, de Bandeirantes, Elina Maria do Rosário Faria, explica que a trajetória histórica da Rede Apae tem raízes nas lutas, evidentemente, sob o protagonista das famílias das pessoas com deficiência intelectual e múltiplas. “Em 2.178 Apaes, mais de 350.000 famílias, parceiras nas ações institucionais, conquistam o próprio empoderamento e de seus filhos. Os serviços oferecidos pela Rede Apae, os programas e autogestão, autodefensoria e família concorrem para essa efetivação das famílias e às pessoas com deficiência”, afirmou. Elina destacou ainda a importância da participação da família em todos os processos e fases de vida dos filhos. “A atenção às necessidades básicas de desenvolvimento e de sobrevivência no contexto social mais amplo inspirou o tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltiplas 2018 – ‘Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas’, visto que, as pessoas com deficiência, cada vez mais fortalecidas, eternizam o lema ‘Nada sobre nós, sem nós’. E assim, pessoas com deficiência e famílias, potencializam-se como protagonistas na efetivação das políticas públicas, meta prioritária da Rede Apae”, defendeu.

Entretanto, para a diretora, a inserção, a inclusão das pessoas especiais na sociedade brasileira, ainda é cheia de obstáculos. “Então, torna-se imprescindível lutas contra o preconceito, romper paradigmas e contribuições das pessoas especiais. Toda jornada, por mais difícil que seja, torna-se agradável quando é feita na companhia de amigos e de pessoas comprometidas. O movimento Apaeano é um parceiro imprescindível nessa caminhada e através de muitas lutas, perseverança, objetivo e união haverá muitas conquistas a essas pessoas, suas famílias e a toda sociedade”, enfatizou.

E para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Escola de Educação Especial Pequeno Príncipe estará realizando diversas atividades. “Na próxima semana, estaremos promovendo ações de cunho recreativo, de integração, quanto de conscientização com a participação dos alunos e demais pessoas envolvidas do nosso contexto escolar. Visamos, nesse momento tão significativo, promover e fortalecer a autoestima dos nossos alunos”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui