A família procopense Odizio foi homenageada com Menção Honrosa pela Assembleia Legislativa do Paraná na sessão desta segunda-feira (02), por desenvolver o projeto social ‘Diga não ao bullying! Mesmo diferentes somos todos iguais’. A indicação foi do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSD).
“É uma iniciativa que se destaca pelo ineditismo e pela relevância ao tratar um tema tão difícil quanto o bullying, principalmente no ambiente escolar”, ressaltou Romanelli ao relatar que a atividade é liderada pelo menino Paulo Odizio, desde 2016. “Foi um ato de violência que o inspirou. Fez isso aos sete anos, ao presenciar uma situação de bullying ocorrida com um amigo de escola”.
Atualmente, com 15 anos, Paulo e o irmão Flávio, de 11 anos, seguem falando sobre o tema em palestras realizadas em escolas, igrejas, clubes, casas de acolhimento de crianças em situação de vulnerabilidade e instituições sociais. “Com esta homenagem, reforçamos nosso engajamento ao combate de práticas repugnantes de discriminações, preconceitos e intolerâncias que ainda estão presentes no nosso cotidiano”, afirmou Romanelli.
O deputado também salientou os principais motivos do bullying. “Para que ninguém esqueça: os principais motivos do bullying são o corpo, o rosto, a cor da pele e a etnia de quem sofre este tipo de agressão”, afirmou. Ele informou que em 2023, 121 mil atas notariais foram registradas no Brasil relatando casos deste tipo de violência. O deputado acrescentou que em 2024 o Código Penal tipificou o crime de bullying e cyberbullying, com penas que podem resultar em prisão.
Representando a família, o jovem Paulo Odizio discursou da tribuna da Assembleia Legislativa. Ele relatou o propósito da sua iniciativa e a visibilidade que o projeto alcançou desde que foi iniciado no Colégio Nossa Senhora do Rosário, em Cornélio Procópio. O jovem citou, por exemplo, lives pela internet com os pesquisadores portugueses Luis Pinheiro e Tito Morais, que se dedicam ao tema do bullying na Europa e com a pesquisadora brasileira Taíza Ramos Ferreira, pós-doutoranda da Universidade de São Paulo (USP).
“A nós cabe agradecer pelo que esta família está fazendo. Recebam esta homenagem como sinal de reconhecimento não apenas desta Assembleia Legislativa, mas de toda a sociedade paranaense”, concluiu o deputado Romanelli. “Obrigado e que Deus siga abençoando o caminho desta família!”