O deputado Romanelli (PSB) destacou nesta terça-feira, 27, que a Frutfest entre os dias 4 e 8 de setembro já é a maior feira do Norte Pioneiro e deve reunir mais de 150 mil pessoas em cinco dias de eventos. “É a décima edição, 10 anos da feira que ganhou expressão regional, além do Norte Pioneiro, atrai visitantes de cidades paulistas e é uma boa opção de lazer, turismo, movimenta o comércio, gera empregos e neste ano tem a arena completamente reformada”, disse.
“Carlópolis e o município maior produtor da fruta no Paraná e um dos maiores do Brasil. Produz durante todos os meses em 390 hectares de cultivo com potencial de produção de 23 mil toneladas por ano. A feira evidencia toda essa potência de produção da fruticultura da cidade, hoje com destaque especial para a goiaba”, completa Romanelli.
Os detalhes da feira foram apresentados no sábado, 24, pelo prefeito Hiroshi Kubo (PSDB). Ele destacou que o evento não tem dinheiro público, é custeado por patrocinadores e com a venda de camarotes. “Temos uma grade de shows de nível nacional, rodeio em touros e cavalos, e eventos técnicos. A feira tem ainda parque de diversão, praça de alimentação e os camarotes exclusivos para o rodeio e os shows”.
APOIOS – A organização da Frutfest, que será realizada no Centro de Eventos da Ilha do Ponciano, da Secretaria Municipal de Turismo com apoio de entidades, grupos de produtores como a Associação de Olericultores e Fruticultores de Carlópolis, Polícia Militar, Polícia Civil, Força Verde, Emater e órgãos estaduais.
A feira promove eventos técnicos de qualificação no agronegócio regional. “A feira é também um momento de impulsionar a economia e já esgotou o espaço de expositores. Será a maior FrutFest de todos os tempos”, disse Hiroshi Kubo.
EVENTOS TÉCNICOS – Os shows são uma atração a parte da feira: Pedro Paulo e Alex fazem a abertura no dia 4, a dupla Bruno e Marrone (dia 5), o artista Lucas Lucco (sexta-feira, 6), no feriado nacional (dia 7 de setembro), a Frutfest terá dois shows, as duplas Jads e Jadson e Munhoz e Mariano. E no sábado, 8, a dupla Rick e Renner faz o encerramento da feira.
A programação inclui praça de alimentação, parque de diversões, rodeio em touros e cavalo, expositores, cavalgada, palco alternativo com festival de bandas, camarotes com balada e voos panorâmicos.
Os eventos técnicos em parceria com o Emater promovem na quarta-feira, 4, o Encontro Municipal de Cafeicultores. Na quinta-feira, 5, tem a palestra sobre Tilapiacultura (agentes e estratégias de controle) e o Encontro de Bovinocultura de Leite. Na sexta-feira, 6, acontece o Goiaba de Mesa para produtores de toda região. (Da assessoria).