Nova etapa da Operação Webcida, deflagrada em 2018 para coibir a venda ilegal de agrotóxicos na internet

Bandeirantes é uma das cidades em que ocorreram o cumprimento dos cinco mandados para coibir suposta venda ilegal de agrotóxicos na internet

Redação e assessoria

O MPPR (Ministério Público do Paraná), por meio do Núcleo de Curitiba do Gaema (Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo), realizou nesta terça-feira, 30, nova etapa da Operação Webcida, deflagrada em 2018 para coibir a venda ilegal de agrotóxicos na internet. Com apoio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), foram cumpridos cinco mandados de busca em duas empresas e três residências nas cidades de Bandeirantes e São João do Triunfo, respectivamente, no Norte Pioneiro e no Sudeste do estado, e em São José dos Pinhais e Campo Largo, na Região Metropolitana da capital. Três pessoas foram presas em flagrante.

Entre as irregularidades verificadas, estão a prática de propaganda ilícita, falta de licença e ausência de registro de plataformas (a venda desse tipo de produto é controlada). As ordens judiciais executadas na manhã desta terça-feira foram expedidas pelo Juízo da 11ª Vara Criminal de Curitiba. Duas das prisões em flagrante foram efetuadas por comercialização e armazenamento irregular de agrotóxicos e pela exposição à venda desses produtos (em prejuízo dos consumidores). A outra prisão se deu por armazenamento indevido de agrotóxicos e porte ilegal de munição de arma de fogo.

As investigações são conduzidas pelo Gaema, com apoio da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e da Força Verde da Polícia Militar. Elas apontam que novas empresas passaram a realizar comércio ilegal e desautorizado de agrotóxicos, de forma similar ao praticado por estabelecimentos que foram fechados a partir da ação promovida em 2018 pelo MPPR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui