A ACEB (Associação Cultural Esportiva de Bandeirantes) realizou na noite de sábado (04) seu tradicional Bon Odori. O evento faz parte do seu calendário de atividades e reuniu mais de 220 pessoas (descendentes e não-descendentes de japoneses) de todas as faixas etárias – crianças, adolescentes, jovens, adultos e terceira idade – das cidades de Bandeirantes, Itambaracá, Cornélio Procópio, Uraí, Londrina, entre outras associações nikkeys da região.
Antecedendo a ocasião festiva, o presidente da ACEB, Roberto Ueda, agradeceu a presença de todos os participantes que vieram de várias cidades da região especialmente prestigiar o evento. “O número de pessoas que vieram e o comprometimento do nosso associado com a ocasião, é motivo de orgulho, sem dúvida, porque demonstra a continuidade da nossa tradição e da nossa cultura”, comentou. Após a abertura de boas vindas, foi realizado culto budista em memória aos antepassados, conduzido pelo preletor Romeu Yanase. Em seguida, os convidados participaram de jantar e depois, ao som dos tambores japoneses (taiko), deu início ao Bon Odori.
O SIGNIFICADO – Bon Odori encontra suas raízes no Obon, uma tradicional festividade nipônica que tem origem no Budismo, simbolizando gratidão pelas boas colheitas, celebrando as almas dos antepassados através da dança e a música cadenciada pelos taikos. O Bon Odori consiste em movimentos simples, porém delicados e leves, remetendo a colheita, a ceifa, o semear, ao agradecimento e o festejar.