Consultor do Sebrae/PR, Alcione Marques Fernandes

Realizado na tarde desta quarta-feira (12), workshop sobre compras públicas locais. O evento foi voltado para gestores das secretarias municipais e servidores da Prefeitura de Bandeirantes e SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Objetivo do encontro foi auxiliar e esclarecer assuntos sobre as licitações municipais às microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais, e desenvolvimento de temas como decreto municipal, planejamento anual de compras, cadastro de fornecedores, e fluxo dos processos de compras e pagamentos. O workshop foi promovido pela Prefeitura de Bandeirantes, através da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo e Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae/PR.

Treinamento do Sebrae/PR com gestores das secretarias municipais e servidores: intensificar a realização de compras públicas localmente

Durante a reunião, o consultor do Sebrae/PR, Alcione Marques Fernandes, explicou sobre a preparação do Município para intensificar a realização de compras públicas localmente. “Ou seja, a partir do próximo ano dar prioridade nas compras pública às empresas de dentro do Município, especificamente a micro e pequena empresa, desde que tenha três empresas fornecedoras do produto e estejam aptas documentalmente para participar do processo licitatório”, comentou Fernandes e destacou que a região da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) chega a perder R$ 270 milhões em compras que saem do território dos municípios pertencentes. Segundo Fernandes, a cidade de Andirá é a que mais avançou em compras públicas locais dos 11 municípios atendidos pelo Sebrae.

Para o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Sidnei Demício, o treinamento foi importante para que os gestores das secretarias e servidores tenham maiores conhecimentos e informações no fomento às compras públicas locais com a finalidade de valorizar as empresas da cidade, estimular a economia, impulsionar renda e vagas de trabalho.

O vice-prefeito Luiz Carmelo Comegno, que também acompanhou o workshop, destacou sobre as orientações do Sebrae/PR, da legislação federal e municipal, e adequações necessárias para incentivar e incrementar a participação das empresas locais no fornecimentos de produtos e serviços aos órgãos públicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui