O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR), lançou na quinta-feira (07) o Sistema Aprova Paraná Universidades. O novo programa educacional garante que 20% das vagas nas universidades estaduais sejam reservadas para alunos da rede pública de ensino, com base na nota obtida na Prova Paraná Mais.

O lançamento aconteceu na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel, e contou com a presença de autoridades, reitores das universidades estaduais, educadores e centenas de estudantes que participaram de um aulão pré-vestibular especial. O evento teve como objetivo incentivar o engajamento dos alunos e prepará-los para o exame, previsto para os dias 12 e 13 de novembro, com revisões de conteúdos e dicas práticas para o desempenho na prova.

O secretário de Estado da Educação do Paraná, Roni Miranda, destacou que o Aprova Paraná Universidades é um “divisor de águas”, representando um avanço no acesso ao ensino superior público. “Queremos garantir que nossos jovens tenham cada vez mais chances de realizar seus sonhos acadêmicos, sem barreiras”, afirmou. Ele também ressaltou a importância da Prova Paraná Mais, que mede o desempenho dos alunos e facilita o ingresso nas universidades estaduais.


Aldo Nelson Bona, secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, reforçou que o programa é um passo importante na direção da inclusão educacional e da democratização do ensino superior no Paraná. “Este é um programa que une inovação e justiça social, democratizando o acesso às nossas universidades e incentivando a busca pelo conhecimento. É um passo concreto na direção de um futuro mais igualitário para os jovens paranaenses”, disse. Ele destacou o compromisso das universidades estaduais do Paraná em colaborar com o desenvolvimento educacional e social do Estado.

As universidades estaduais do Paraná terão um orçamento recorde em 2025. Serão R$ 3,6 bilhões. Em comparação com 2019, início da atual gestão, o valor dos repasses aumentou 38,7%. Em números absolutos, isso representa um aumento de R$ 1 bilhão no orçamento ao longo de seis anos.

O evento também contou com a participação dos reitores das sete universidades estaduais do Paraná: Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Eles reforçaram a importância da parceria com o governo estadual para ampliar o acesso ao ensino superior e reafirmaram o compromisso das instituições em oferecer ensino de qualidade e inclusivo para todos os jovens paranaenses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui