Representantes de Regionais de Saúde e de prefeituras do Paraná participaram da Capacitação de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Mama, realizada segunda-feira (23), no Museu Oscar Niemeyer. O objetivo do encontro foi a preparação para o Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama.
A primeira- dama do Estado, Luciana Saito Massa, que idealizou e apadrinhou a campanha deste ano, o Paraná Rosa, falou sobre a valorização da autoestima para o cuidado individual das mulheres. “Queremos um outubro rosa mais humanizado, focado não somente na realização de exames, que é muito importante, porém, a mulher precisa ter a consciência que o estilo de vida, a alimentação e a atividade física também são fatores que contribuem para a prevenção do câncer”, disse ela.
A campanha Paraná Rosa será realizada dentro do Outubro Rosa e tem como objetivo atingir as 5.831.145 mulheres de todo Paraná. Durante todo o mês, 44 municípios do Estado promoverão ações de incentivo e cuidado com a saúde da mulher.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ressaltou a importância de falar sobre o assunto durante o ano todo, mas intensificar nesse mês dedicado aos cuidados do câncer de mama. “O Outubro Rosa é o mês de lembrança, em que temos a oportunidade de mobilizar, articular, capacitar e dialogar sobre um assunto tão sério. Os exames estão disponíveis em todo o estado, durante o ano todo, mas esta é a hora de intensificar os cuidados e as 22 Regionais do Estado estarão envolvidas nesta ação no mês que vem.”
AMPLIAR CONCEITOS – O médico epidemiologista, e chefe da Divisão de Detecção Precoce do INCA (Instituto Nacional do Câncer) Arn Migowski, ministrou a palestra sobre a detecção precoce e desconstrução de mitos que envolvem o câncer a convite da Sesa. “O projeto do Paraná para o mês de outubro é muito acertado, pois não trata apenas dos exames em si, mas da prevenção ao câncer de mama por outros meios, como o estilo de vida da mulher. Precisamos ampliar os conceitos e desconstruir alguns mitos que foram formados ao longo das décadas superestimando o papel do exame.”
Para finalizar o dia de aprendizados e capacitação, a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, reforçou a importância da conscientização da mulher. “É preciso que a mulher seja protagonista da sua saúde, conheça o seu corpo, se reconheça, se toque e procure o serviço de saúde, e nós, enquanto agentes de saúde precisamos estar sempre preparados para receber essa mulher e atendê-la da melhor forma”.
ABERTURA – A abertura oficial do Outubro Rosa 2019 será na próxima terça-feira (1), a partir das 17 horas, no Palácio Iguaçu, em Curitiba.