Projetos de Leitura, grupos de pesquisa e estudo – presencial e, inclusive, pelo aplicativo WhatsApp -, seminário e simulado constante, mural de atividades vencidas, envolvimento e integração com os pais em diversas atividades, e muita diversão. Tudo num misto de ações pedagógicas que relacionam-se e tornam o conteúdo programático muito mais atrativo, com resultados muito mais eficazes no processo de ensino – aprendizagem. Esta é a rotina prazerosa da turma de quinto ano do Ensino Fundamental I, do Colégio ECEL, durante as aulas ministrada pela professora Lílian Campanelli Ribeiro, que atua há 12 anos na instituição; oito deles, dedicados ao quinto ano do ensino fundamental.
De acordo com a professora, todas as atividades têm o foco de preparar os alunos para as mudanças que acontecerão a partir do sexto ano, quando iniciam o fundamental II. Por isso, a intensificação em grupos de pesquisa. “O uso do grupo de estudos e pesquisa é fantástico e prático. Já trabalhamos neste bimestre várias experiências, promovendo debates, fotografando e registrando todos os processos em conjunto. Os pais gostam muito e participam das atividades com os filhos”, relatou.
Recentemente a turma realizou um texto coletivo sobre as enchentes em São Paulo, debatendo questões diversas como proteção ao meio ambiente, infraestrutura urbana. O trabalho resultou em um jornal mural, com desenhos coletivos e montagem de recortes de reportagens, que está exposto no pátio da escola. “Houve participação da família no desenvolvimento e desempenho do texto escrito. Os alunos trouxeram materiais, como fragmentos de materiais e reportagens sobre o tema. Assim, fomos construindo juntos”.
Um dos nortes didáticos do Colégio ECEL é instigar uma metodologia participativa, que possibilite o enriquecimento dos ecossistemas comunicacionais, resultando, assim, em ampliação dos conhecimentos. O diálogo e a integração constante, aliados a incitação à pesquisas e grupos de estudos, fazem toda diferença no processo de ensino – aprendizagem. (Tiago Dedoné/Da Assessoria).