Hoje é ‘Dia D’ de vacinação contra Sarampo nos postos de saúde de Bandeirantes e em todo o Brasil. Pais e responsáveis devem levar as crianças não vacinadas a partir de seis meses de idade a menores de cinco anos que ainda não tem as duas doses da vacina registradas na carteirinha. O Dia D acontece das 09h às 16h, nas seguintes unidades: Posto Central, PSF Bela Vista, PSF Teixeirinha, e PSF IBC I.
“Os pais ou responsáveis devem procurar uma destas unidades de saúde mais próximas, com a carteirinha de vacinas da criança em mãos para ser avaliada, e fazer com que seu filho receba a dose contra a doença. Ressaltamos que a campanha é seletiva. Toma a vacina quem ainda não tem as duas doses na carteirinha de vacinas, ou seja, está incompleto. O objetivo é focar no público infantil porque existe um risco epidemiológico e precisamos garantir a imunização das crianças”, alertou a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde de Bandeirantes, Carla Zanatta.
De acordo com a secretária de Saúde, Daiane Tomé, o sarampo é uma infecção viral, aguda, altamente contagiosa, transmitida por via aérea, através da fala, espirro, tosse e respiração. Pode acometer todas as faixas etárias suscetíveis, tendo maior gravidade nas crianças. O vírus do sarampo pode levar a complicações como encefalite, meningite e pneumonia.
SINTOMAS – Os sintomas mais comuns do sarampo são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo). Podem ocorrer também cefaleia, indisposição e diarreia. Como não existe tratamento específico para o sarampo é importante ficar atento ao aparecimento dos sintomas. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período médio de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.