‘Células e Família’ foram os focos de trabalho ano passado e terão mais ênfase em 2019 com abertura de mais grupos para estudos da bíblia e evangelização, conforme afirmou o pastor titular da Igreja Metodista de Bandeirantes, reverendo Armando Altino da Silva Junior. Denominada célula, o pequeno grupo reúne entre 6 a 7 pessoas que se encontram semanalmente, preferencialmente nas casas de um dos líderes, para estudar e aprofundar sobre o livro sagrado e a sua comunhão com Jesus, receber a palavra e orações, além de formar novos discípulos.
Segundo o pastor Armando Junior, desde que chegou a Bandeirantes há sete anos houve aumento considerável de células, de 12 na época, para 52 casas distribuídas em diversas localidades da cidade. A intenção, segundo o reverendo, é trabalhar cada vez mais no crescimento deste número, almejando a 100 células. “Buscamos formar e preparar estes líderes para atuarem em sua própria residência, os quais recebem os membros ou convidados – independente da crença religiosa estas células são abertas – para desenvolver e compartilhar os objetivos comuns, receber bênçãos, palavras de conforto e orações, seja por enfermidade, por agradecimento, ou por alguma dificuldade”, comentou. Os temas desenvolvidos nos encontros semanais são preparados pelos pastores Armando e pelo pastor Reinaldo Asth de Oliveira – novo coadjutor da Igreja que chegou ao Município recentemente em substituição ao pastor Valdir Ramos de Carvalho. “Preparamos o estudo do tema e os líderes trabalham e desenvolvem este assunto nas suas células. Cada semana buscamos alterar o assunto, porém, sempre proporcionando neste ambiente o crescimento espiritual, aprendizado prático e disciplina em amor e da luz dos valores da fé cristã”, ressaltou.
De acordo com o reverendo Armando Junior, os trabalhos das células também possuem cunho de apoio social, ou seja, casos de pessoas passando por dificuldades financeiras, o grupo pode auxiliar no amparo monetário. Outra intervenção social feita pelas células é a realização de doações mensais de cestas básicas às famílias que estão passando por alguma adversidade peculiar. “Em outubro e novembro, as células conseguiram arrecadar neste período uma tonelada de alimentos onde pudemos suprimir a demanda de algumas famílias bandeirantenses, independente da sua linha religiosa. Os membros que participam da célula e conhecem a realidade da região onde mora, estão mais próximos da vizinhança podendo auxiliar desta maneira”, argumentou.
Outro foco enfatizado no ano anterior e que será evidenciado novamente em 2019 é o fortalecimento da família com palestras para famílias e casais, congresso para as famílias com mobilização da igreja e também da sociedade, além de cursos para as famílias com temas para educação dos filhos, relacionamento do casal, finança familiar, ‘negócio à luz da bíblia’ voltado para empresários. “A perspectiva para este ano é dar continuidade aos trabalhos e com maior ênfase na atuação de multiplicação das células, sendo cada membro um discipulador e cada casa uma célula. Além do nosso eixo central que é a consolidação da família como um todo”, definiu.
A Igreja Metodista de Bandeirantes, através da AMAS (Associação Metodista de Ação Social), é a mantenedora do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Paulo Meneghel, em parceria com a Prefeitura de Bandeirantes.