A Prefeitura de Jacarezinho realizou na semana passada a inauguração e instalação do Canil Municipal. O evento solene de lançamento de uma das obras mais aguardadas, foi alusivo também aos 125 anos de emancipação político-administrativa da cidade, dia 02.
O prefeito Marcelo Palhares comemorou a importância da obra para a população e animais em situação de rua.
“Este local vai servir como um lar temporário para os animais em situação de vulnerabilidade, evitando riscos à saúde pública”, disse e reiterou a luta por mais avanços. “A futura construção de um Hospital Veterinário Municipal”, complementou.
A iniciativa de Jacarezinho demonstra sensibilidade do Poder Executivo com bem-estar dos animais e preocupação com a saúde pública e mais qualidade de vida da população.
MAIS QUE ABRIGO – Um canil municipal é muito mais do que um simples abrigo para animais. Sua importância abrange a proteção animal, a saúde pública e o bem-estar da comunidade.
O canil tem como função ser local seguro para animais de rua, abandonados ou vítimas de maus-tratos, retirando-os de situações de perigo e vulnerabilidade. Assim como prevê cuidados essenciais ao proporcionar alimentação, água, abrigo adequado e cuidados veterinários, incluindo vacinação, vermifugação e tratamento de doenças.
Um canil municipal permite a recuperação física e emocional dos animais, além de promover a socialização para aumentar suas chances de adoção. Ao acolher e castrar os animais, o canil contribui para o controle populacional, evitando o nascimento de mais animais destinados às ruas, e serve como ponto de apoio para denúncias e acolhimento de animais vítimas de violência, oferecendo-lhes um refúgio seguro.
SAÚDE PÚBLICA E SEGURANÇA – O acúmulo de animais de rua pode gerar problemas com fezes e urina em locais públicos, além de ruídos e outros transtornos para a comunidade. Além disso há perigo de serem portadores de doenças transmissíveis a humanos (zoonoses), como raiva, leptospirose e verminoses. Ao implantar um canil municipal ocorre maior controle sanitário, evitando a disseminação de tais doenças na comunidade.
Outro aspecto observado se deve ao fato de que a presença de animais soltos pode causar acidentes de trânsito e ataques a pedestres. O recolhimento desses animais contribui para a segurança da população.