Todo cidadão brasileiro, do sexo masculino, que completou ou completará 18 anos neste ano, deve procurar a Junta do Serviço Militar da cidade para o alistamento obrigatório, ou fazer pela internet no site www.alistamento.eb.mil.br. Ao acessar o site, é preciso preencher o formulário de alistamento militar e informar o número do Código de Pessoas Físicas (CPF) para a validação dos dados pessoais e para concluir o seu alistamento pelo aplicativo.
Se o jovem não possuir sua inscrição no CPF, deve apresentar os seguintes documentos na Junta de Serviço Militar:
– certidão de nascimento ou no caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção (prova equivalente);
– comprovante de residência; e documento oficial com fotografia (carteira de identidade; carteira de trabalho; carteira profissional; carteira de identificação funcional; ou outro documento público) que permita sua identificação.
O alistamento é obrigatório e o descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, dentre eles não poder retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, entre outros. Além disso, a norma prevê o pagamento de multa pelo o cidadão que deixou de alistar-se, conforme prevê o Regulamento da Lei do Serviço Militar.
Para mais informações, acesse: https://www.eb.mil.br/