Por Regiane Romão
O deputado federal Pedro Lupion parabenizou o Paraná, em especial o município de Ortigueira (localizado a aproximadamente a 230 km de distância de Bandeirantes) pelo Estado ser considerado o maior produtor de mel do país.
Ortigueira, município de 22 mil habitantes produziu quase 800 toneladas de mel em 2019.
A qualidade do néctar do município é atestada nacionalmente. Em 2015, a cidade recebeu o registro do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) por Dominação de Origem, o chamado Indicador Geográfico (IG).
O selo é dado para produtos cuja região, por motivos naturais, tem influência no conteúdo final da mercadoria.
De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE indicou que o Estado colheu 7.299 toneladas de mel em 2019, e com essa marca ultrapassou o Rio Grande do Sul.
Em 2018 o Estado já havia colhido 6.307 toneladas do produto. A produção teve um crescimento de 15% nos últimos cinco anos, o que mostra uma evolução crescente da apicultura no Estado.
O QUE É APICULTURA – Apicultura é a ciência, ou arte, da criação de abelhas com ferrão. Trata-se de um ramo da zootecnia. A criação racional de abelhas para o lazer, ou fins comerciais, pode ter como objetivo, por exemplo, a produção de mel, própolis, geleia real, pólen, cera de abelha e veneno, ou mesmo fazer parte de um projeto de paisagismo, no Brasil não é possível porque as abelhas africanizadas são mais defensivas e requer uma distância mínima de 400 metros de qualquer aglomeração de pessoas e animais. Além disso, as abelhas são importantes polinizadoras.