Sucesso nas redes sociais

Com mensagens rápidas e um toque de humor, os memes saíram das redes sociais para conquistar um novo espaço: a sala de aula. Com isso, a linguagem da internet se tornou uma aliada dos professores para atrair a atenção dos alunos e trabalhar conceitos em diferentes disciplinas, principalmente em áreas como linguagens, artes e tecnologias. Conhecidos por apresentarem imagens legendadas, vídeos ou expressões que se espalham pela internet rapidamente, os memes são apontados por pesquisadores como um novo gênero textual da era digital. Não dá para negar que ele se popularizou entre adolescentes, jovens e até mesmo adultos, contribuindo como ferramenta didática nas escolas. Para dinamizar processos de ensino – aprendizagem e instigar a criatividade e comunicação, a Professora Jhuliene Fabian Alexandre, que ministra a disciplina de LÍngua Portuguesa e Literatura, trouxe a proposta para a sala de aula. Os alunos do 8º ano (Ensino Fundamental II) se encantaram.

Professora Jhuliene Fabian Alexandre

De acordo com ela, que é especialista em Literatura e Estudos da Linguagem,  esta é uma ferramenta dinâmica e com resultados positivos. “Com os alunos distantes, nós professores precisamos explorar maneiras criativas de oferecer significativas experiências de aprendizagem à distância, dando continuidade à evolução e ao desenvolvimento dos estudantes, ainda que com o distanciamento social. Essas estratégias, que já eram importantes em sala de aula, tornaram-se essenciais nesse momento. E por que não falar de MEME? Com o avanço tecnológico e a presença das redes sociais, cada vez mais marcante em nossa vida é impossível deixar de lado essas novas linguagens eletrônicas. Há estudos que comprovam o uso de memes como ferramenta facilitadora de aprendizagem”, relatou.

O MEME vem da palavra “imitação”, trata-se de qualquer conteúdo (imagem, frase, informação, vídeo, ideia, trecho de música ou poesia, etc), que se torne rapidamente popular entre os usuários da internet, ou seja, que tenha “viralizado” e que possui o humor como base para a produção. Ele exige por parte de quem o produz, uma interpretação tanto do texto verbal, quanto do texto não-verbal e conteúdo pode variar entre: fatos históricos, teorias políticas e filosóficas, equações matemáticas, conceitos da biologia, da química e da física, etc. A proposta do 8º ano foi unir duplas e pensar em fatos cotidianos em possíveis cenas de filmes, reinterpretando essas imagens com frases curtas, mas cheias de humor. O resultado foi incrível. (Da assessoria).

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