O Ministério Público do Paraná, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Andirá, promove na próxima terça-feira (03), audiência pública para discutir a queima da palha da cana-de-açúcar nas propriedades rurais do Município e seus efeitos ambientais. A reunião será realizada no Cinema de Andirá (Cine São Carlos, na Rua São Paulo, 503-625, Centro), com início às 18h30.
Aberto a qualquer pessoa interessada, sem necessidade de inscrição prévia, o evento buscará explicar à população e a todos os envolvidos no processo a legalidade da queima e seus impactos. A ideia do MPPR é buscar a solução mais adequada possível para que a queima seja realizada, respeitando os regulamentos estaduais que permitem de forma controlada e almejando a redução gradual dessa prática.
ACIDENTE – A Promotoria ressalta a importância do tema para a cidade, que vem sofrendo frequentemente com as queimadas e a fuligem decorrente dessa prática, que interfere diretamente na saúde da população, no meio ambiente, na limpeza da cidade e até mesmo no tráfego viário. Recentemente, no dia 28 de outubro, ocorreu um acidente nas margens da PR-092, causado pela falta de visibilidade resultante da queima da palha (houve um engavetamento entre um caminhão e dois carros). Também são impactados pela questão os trabalhadores de canaviais locais, os donos das áreas de cultivo e os proprietários das empresas que realizam a queima.
Além dos promotores de Justiça que atuam na comarca, foram convidados a participar da audiência a prefeita, as juízas de Direito da comarca, o secretário municipal do Meio Ambiente, o presidente da Câmara de Vereadores e representantes dos escritórios do Instituto Ambiental do Paraná em Jacarezinho e Cornélio Procópio, do Sindicato Rural de Andirá, do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e das empresas que realizam a queima da palha da cana-de-açúcar no Município.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas diretamente na 2ª Promotoria de Justiça, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (43) 3538-2366. (Da assessoria).