Nísia Trindade cumpre agenda de compromissos em hospitais filantrópicos em Curitiba

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, volta ao Paraná nesta quinta-feira (9), anunciou o deputado federal Zeca Dirceu (PT). Na Capital, ela cumpre agenda de compromissos em hospitais filantrópicos. O deputado destaca que a nova visita oficial reforça a atenção do Governo do Presidente Lula com a ampliação de investimentos e da disponibilidade de mais serviços em saúde para atender a população do estado. Em repasse único, no ano passado, o Ministério da Saúde destinou mais de 170 milhões de reais em apoio a 485 entidades filantrópicas de saúde, inclusive Santas Casas, em 306 municípios paranaenses.

“A ampliação dos investimentos e do acesso a mais serviços de saúde pela população tem sido a marca do compromisso que o Governo do Presidente Lula e o empenho da ministra Nísia têm imprimido em todo o País e também no nosso estado”, diz Zeca. Ele destaca ainda a relevância da retomada e incremento de programas essenciais para o bem estar do povo paranaense, como o Mais Médicos, a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de equipamentos na área da Saúde Mental (CAPS), dentro do Novo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – Seleções, como o Farmácia Popular, o Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias e os repasses referentes à complementação do Piso Nacional da Enfermagem, entre outros.

Segundo balanço do governo federal, no ano passado, já foram transferidos ao Paraná também mais de R$ 30 milhões do Programa Nacional de Redução de Filas de Cirurgias, correspondentes ao custeio de 13,54 mil cirurgias realizadas das 31,39 mil previstas e R$ 68,89 milhões para a complementação do Piso da Enfermagem em 370 municípios.
Em todo o Paraná, em média, mais de 700 mil pessoas são beneficiadas por mês pelo programa Farmácia Popular e, destas, cerca de 670 mil retiraram medicamentos gratuitos para diabetes, hipertensão, asma e osteoporose.

Mais de 1.500 médicos atuam no estado pelo Mais Médicos, sendo que 27 prestam atendimento em Distrito Sanitário Indígena. Já na prevenção e combate ao câncer, dentro dos programas de Saúde da Mulher, o Ministério da Saúde realizou, ao longo de todo o ano passado, mais de 470 mil exames de colo de útero em mulheres de 25 a 64 anos nas unidades do SUS do Paraná e cerca de 200 mil mamografias, às pacientes na faixa dos 50 aos 69 anos de idade. “Em todo o País, somente com os recursos do Novo PAC Saúde, o nosso governo está investindo na construção de novas Unidades Básicas de Saúde e na expansão das equipes de Saúde da Família, de Saúde Bucal, de Multiprofissionais e de Agentes Comunitários de Saúde para ampliar a cobertura dessa atenção primária do SUS a todos os brasileiros”, comemora Zeca Dirceu. Em portaria ministerial, publicada esta semana, serão habilitadas 256 municípios em 22 estados para receberem novas UBSs. O Paraná será contemplado, nesta nova seleção, com 18 UBSs, localizadas em 16 municípios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui