No Colégio Estadual de Educação Profissional Ozório Gonçalves Nogueira CEEP), em Bandeirantes, os alunos do 1º ano do Curso de Hospedagem embarcaram em uma jornada investigativa com a atividade ‘Missão Detetives da Verdade’. Sob a orientação da professora Ana Patrícia Brum, os estudantes mergulharam nas páginas do jornal impresso Folha do Norte Paranaense, com o desafio de separar fatos de opiniões nas notícias.
A atividade ainda proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora, mostrando a importância do jornal impresso como ferramenta de informação, aprendizado e conexão social.
IMPRESSO E DIGITAL – Em um mundo digital, onde as informações se multiplicam rapidamente, o jornal impresso se destaca pela apuração criteriosa e pela credibilidade de suas fontes. Além disso, realizar análise de notícias em jornais impressos estimula o senso crítico dos alunos, ensinando-os a questionar, comparar e formar suas próprias opiniões.
Trazer notícias relevantes sobre a população regional cria-se um elo com a comunidade local, bem como incentiva a leitura e o desenvolvimento de habilidades de interpretação de texto, essenciais para a vida acadêmica e profissional. Outro aspecto do uso de notícias e jornais impressos torna-se um registro histórico valioso, documentando os acontecimentos e as transformações da sociedade ao longo do tempo.