Recentemente, o Colégio Bela Vista promoveu uma mostra pedagógica para apresentar aos pais e à comunidade local os projetos educacionais desenvolvidos ao longo do ano. A iniciativa tem como objetivo destacar os trabalhos realizados com os alunos, permitindo que eles não apenas vivenciem o ensino regular, mas também se envolvam com atividades extracurriculares que contribuem para o seu desenvolvimento futuro.


Segundo a pedagoga do Colégio Bela Vista, Jaqueline Cristiane dos Santos, várias foram as iniciativas realizadas no decorrer do ano letivo, entre os destaques, por exemplo, estão o programa de robótica, o futsal, o Programa Mais Aprendizagem (PMA) e o Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM) Espanhol. Ela ressaltou a importância da participação dos alunos nessas atividades para o enriquecimento do aprendizado. “Nosso objetivo é incentivar os pais a matricularem seus filhos não apenas no ensino regular, mas também nos projetos, pois eles oferecem um aprendizado valioso que pode impactar a vida futura deles”, afirmou.


A diretora do Colégio, Solange Belizário, também destacou a relevância dos projetos para a vida dos alunos. Ela emocionou-se ao falar do PMA, que resultou em um livro escrito pelos próprios estudantes. “Fico arrepiada ao ver o resultado desse trabalho. É algo que vai marcar a vida dessas crianças para sempre. Elas produziram textos que vão levar para a vida adulta”, disse e enfatizou que o PMA não é apenas um programa de reforço, mas sim uma oportunidade para os alunos aprenderem mais, além das aulas regulares.


E foi na Mostra Pedagógica que houve a apresentação do livro elaborado pelos alunos, resultado de um trabalho coletivo, onde fizeram uma releitura de filmes como ‘Alice no País das Maravilhas’ e ‘Coraline’. “O objetivo é reforçar o aprendizado dos alunos na língua portuguesa, abordando diferentes gêneros textuais, como trabalhar a escrita e a interpretação de forma criativa, e o livro é um reflexo desse aprendizado”, disse a professora Regiane Maria Ferreira.


Outro destaque foi o projeto de robótica, que vem encantando os alunos. O professor Ivan Cesar de Carvalho explicou que, desde o início do curso, os estudantes trabalham com diversos conceitos, desde maquetes e brinquedos simples até robôs mais complexos, como os carros de batalha e os seguidores de linha.

A escola já conquistou premiações, como a segunda colocação na Fetec e a participação na feira de robótica da UTFPR em Jacarezinho. Ivan falou também sobre a receptividade dos alunos, que demonstram grande entusiasmo pelos projetos. “A repercussão dos alunos e da comunidade tem sido muito positiva, e o retorno é muito bom. Eles gostam do conteúdo e da prática”, disse.


Na área esportiva, a professora Gislaine Inácio, responsável pelos projetos de futsal e vôlei, ressaltou os resultados das equipes, sendo o futsal masculino, o carro-chefe da escola que conquistou vitórias importantes. Ela também destacou a relevância do futsal feminino, mesmo que ainda persista certo preconceito. “Muitas pessoas ainda pensam que o futsal é um esporte masculino, mas as meninas adoram e se dedicam muito”, comentou Gislaine, comemorando as vitórias e a participação crescente das meninas nos torneios.


O projeto CELEM Espanhol, sob orientação da professora Andressa Barboza de Araújo Gouvêa, ofertou aos estudantes aprendizagem da língua espanhola, como ainda o aperfeiçoamento cultural e profissional. No V Encontro Cultural CELEM realizado em novembro na cidade de Cornélio Procópio, que teve como tema ‘Países hispânicos’, os alunos do projeto participaram homenageando o país ‘Colômbia’.

“A apresentação dos nossos alunos contou com a exposição de dados geográficos e culturais do país e com uma apresentação de dança da canção ‘Colombia, mi encanto’, tema do filme Encanto, da Disney. Foi uma tarde de muita interação e celebração das diferentes culturas representadas pelo CELEM. Um momento de muito aprendizado para todos os alunos”, relatou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui