A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente alerta à população quanto à poda drástica e irregular de árvores que está acontecendo na cidade. Segundo o secretário da pasta, Antônio Carlos Papa, a ação preocupa a administração municipal, uma vez que a arborização urbana deve ser respeitada pela população. Com a poda drástica e, sem orientação, muitas das árvores cortadas acabam morrendo. Além de causar prejuízo à natureza, a poda irregular, pode provocar danos até mesmo para aqueles que a realizam, oferecendo riscos de acidentes. A poda drástica consiste no rebaixamento radical da copa das árvores, sem qualquer critério técnico, sendo que, em alguns casos nem os troncos são poupados.
É importante lembrar que a poda drástica de árvores localizadas no passeio público (na calçada, ou fora dos lotes), é crime previsto pela Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/98). O responsável pela derrubada, corte ou poda não autorizada, bem como a morte provocada ou queima de árvores fica sujeito às penalidades prevista na lei. Na relação de estratégias o secretário informou que foi realizada uma reunião com o Conselho de Meio Ambiente, acordando, primeiramente, a ampliação das ações de conscientização da população, no sentido de realizar a poda de acordo com o cronograma de retirada dos galhos. “Também será realizada a distribuição de material com instruções de poda juntamente com o cronograma de retirada dos galhos. Feito isso será cadastrado os podadores da cidade para retirar a autorização de poda de corte na prefeitura. Uma vez realizado o corte fora do cronograma, será notificado e multado”, informou.
Papa enalteceu ainda que, a população deve tomar ciência que a poda mutilatória – ou seja, aquela que é retirado mais de 50% da copa – é totalmente vedada, respondendo o autor e seu mandante as multas e responsabilidade ambiental.
COMO PROCEDER – Quando da necessidade de se cortar uma árvore, o correto é acionar a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente que vistoriará a árvore a que se refere a solicitação, para avaliar a real necessidade da derrubada, corte ou poda. Para solicitar este serviço, a população deve entrar em contato pelo telefone (43) 3538 8100 ou comparecer pessoalmente a Secretaria localizada na Rua Mauro Cardoso de Oliveira, 190.
BENEFÍCIOS DAS ÁRVORES – Quando a população participa da manutenção e cuidados com as árvores da cidade, contribuí para melhorar a qualidade de vida. Além das árvores reduzirem o impacto causado pelas chuvas, evitando erosões, assoreamento e enchentes, elas diminuem a poluição por meio da absorção do dióxido de carbono, minimizando assim o efeito estufa, quanto mais árvores melhor.
Além disso, a árvore mantém a biodiversidade, pois servem de refúgio e alimento para a fauna. Por esse motivo, o cuidado no plantio e em sua manutenção é de extrema importância. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Andirá está vem trabalhando na implantação e ampliação da Educação Ambiental e acredita que quanto mais se preserva o meio ambiente em que se vive, haverá mais saúde e qualidade de vida da comunidade.
CRONOGRAMA DE COLETAS DE GALHOS – A Secretaria Municipal de Viação e Serviços Públicos mantém uma programação de coleta periódica de coleta de galhos e móveis velhos. Confira e adeque-se: Primeira semana, bairros: Santa Helena, Monte Carlo, Bela Vista, Populares, Industrial e Jardim Paraná. Segunda semana- Bairros: Americana, Conjunto Luiz Meneghel, Jardim Ingá, Jardim América e Jardim Santo Antônio. Terceira semana – Bairros: Vila Santa Inês, Timburi, Catuai, Monte Santo, Jardim Cidade Alta, Paulino Dalaqua e Jardim Planalto. Quarta semana: Vila Sarmento, Jardim Vésper, Império do Sol e Nova Andirá. O Distrito Nossa Senhora Aparecida, a secretaria atende quinzenalmente. Já a região central da cidade a coleta acontece todas às quintas e sextas-feiras. (Da assessoria)