Xadrez como disciplina extracurricular: benefícios para memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura de Bandeirantes implantou nas escolas de Tempo Integral (Leda de Lima Canário e Maria de Lourdes Guedes Mendes) o Xadrez como disciplina extracurricular. Segundo a secretária da Educação, Valquíria Bonacini Martins, o xadrez como disciplina extracurricular visa trabalhar as habilidades de memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões.

“Os professores irão transmitir aos seus alunos a finalidade e os objetivos do jogo de xadrez no ambiente escolar, ou seja, aplicação de atividades dando suporte pedagógico nas diversas disciplinas, tais como: Matemática, Artes, História, Geografia, além da Ética, etc”, comentou e citou exemplos, como na Matemática a qual explora, inicialmente, o tabuleiro e a movimentação das peças associadas com a Geometria e suas dimensões; e nas artes, as formas das peças através do uso da argila, pintura, técnicas com materiais recicláveis. “Na História sua origem, cultura dos povos, aspectos sociais e políticos; na Geografia onde era praticado; e na Ética, a importância das regras e o respeito com o parceiro de jogo”, elencou a secretária.

A inserção do Xadrez na vida escolar do aluno também visa fazer com que ele aprenda a lidar com problemas de maneira mais calma, tranquila e objetiva, proporcionando aumento da sua capacidade de processar informações e formar cidadãos íntegros através de uma atividade lúdica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui