“Para que o professor possa desenvolver sua prática pedagógica em sala de aula, principalmente na Educação Infantil, a organização do espaço pedagógico deve ser planejada. Para isso, são necessários investimentos que contribuam para melhorias não somente na estrutura física, mas também no bem-estar das crianças, professores, funcionários e toda a comunidade escolar. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Bandeirantes e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura vêm adquirindo e distribuindo materiais pedagógicos aos CMEIs (Centro Municipais de Educação Infantil), tais como: bolas para enriquecimento das aulas de psicomotricidade desenvolvidas nas horas-atividade em todos os CMEIs; televisores Smart HD de 32 polegadas incentivando a inclusão digital com qualidade de som e imagem nas aulas durante a exposição de vídeos educativos, filmes, músicas e slides.
O sono e o repouso também fazem parte da Educação Infantil. Enquanto dormem, as crianças solidificam seus aprendizados e obtêm saúde, tanto física quanto mental. Assim, foram adquiridos kits de roupas de cama e banho como: edredons, colchões, lençóis, travesseiros e fronhas, tornando o ambiente acolhedor e propício ao momento do descanso. Foram disponibilizados também aparelhos eletrodomésticos como: lavadora de roupas automática e lavadora de alta pressão a fim de facilitar o trabalho na área de serviços, além de liquidificador industrial e extrator de sucos, equipamentos que otimizam o tempo de trabalho na cozinha, o que proporciona mais qualidade na alimentação das crianças. E ainda, vários utensílios domésticos como pratos, xícaras, talheres e conjunto de refratários auxiliando na organização dos alimentos.
Para que o ensino-aprendizagem seja de fato eficaz, é necessário pensar no processo com um todo. Investimentos como este são a base para sucesso no desenvolvimento de cada criança bandeirantense” – Secretária Municipal da Educação e Cultura, Valquíria Bonacini Martins.