Cambará, Carambeí e Sertaneja vencem prêmio Gestor Público Paraná

Prefeitos preocupados com melhoria na qualidade de vida da população têm iniciativa inovadora

Valdir Amaral

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou esta semana a iniciativa de Cambará e Sertaneja, no Norte Pioneiro, e Carambeí, nos Campos Gerais, que venceram o PGP-PR (Prêmio Gestor Público Paraná). As três cidades são representadas por Romanelli na Assembleia Legislativa. “Esses três municípios têm iniciativas inovadoras, o que demonstra preocupação com a melhoria da qualidade de vida da população. O prêmio Gestor Público Paraná confirma que o compromisso da prefeita Elisangela Pedroso e dos prefeitos Neto Haggi e Jamison Donizete com a população de Carambeí, Cambará e Sertaneja”, ressalta o deputado.

PGP-PR — O Prêmio Gestor Público Paraná, iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Paraná tem apoio da Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas do Estado e AMP (Associação dos Municípios do Paraná). No total, 187 projetos foram inscritos por 77 prefeituras.

No total, 187 projetos foram inscritos por 77 prefeituras

Neste ano, foram inscritas iniciativas que tratam da questão da “Assistência Social – Amparar e Capacitar para Crescer”. A entrega dos prêmios aos vencedores está prevista para o dia 21 de novembro.

Além dos três municípios, o deputado também parabenizou a iniciativa de Tomazina, no Norte Pioneiro, que teve dois projetos classificados, um deles, voltado ao fortalecimento da participação da mulher na cafeicultura, por meio do projeto Fomento Café.

CAMBARÁ — O projeto Crochetando Histórias – Espalhando Amor, da prefeitura de Cambará foi um dos vencedores do prêmio. A atividade é desenvolvida pela Secretaria da Assistência Social no Cras (Centro de Referência da Assistência Social).

O projeto adotou as atividades presenciais de convivência com idosos, ofertadas antes da pandemia da covid-19, para o formato remoto. Para isso, utilizou-se de ferramentas de tecnologia da informação, como a criação de um canal no Youtube, além da continuidade de atendimento aos participantes.

O projeto atende 30 mulheres, com idades entre 40 e 70 anos, que apresentam traços de vulnerabilidade emocional. A proposta resgata as vivências de convivência e promove o inter-relacionamento e as habilidades já desenvolvidas pelas mulheres, criando um espaço de troca de afetos e de saúde mental.

SERTANEJA — O Pipa (Projeto Integrado de Proteção ao Adolescente) de Sertaneja, é outro projeto desenvolvido no Norte Pioneiro, premiado. A iniciativa oferta serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. O Pipa atende adolescentes de 12 a 17 anos da área urbana e do distrito de Paranagi, um dos principais pontos turísticos do Norte do Paraná.

CARAMBEÍ — Gestão Transparente, da prefeitura de Carambeí, também foi premiado. E apresenta os dados atualizados das áreas mais críticas da administração pública e norteiam a tomada de decisões assertivas da administração municipal. A meta agora é avançar e facilitar o acesso a partir de 2022, por meio de painéis instalados no saguão da prefeitura.

O projeto permite que cidadão e poder público acompanhem de forma dinâmica as principais áreas municipais de forma simplificada em tempo real e atualizado. Todos os dados estão atualizados e estruturados de forma clara para que haja transparência total das ações realizadas.

TOMAZINA — Dois projetos apresentados pela prefeitura de Tomazina estão na lista das ações premiadas no PGP-PR. Um dos projetos envolve o fortalecimento da atividade cafeeira por meio do associativismo e destaca o papel da mulher empreendedora e produtora de cafés especiais.

O projeto Fomento Café atende as produtoras de grãos especiais, aumentando a renda e autoestima das participantes e tem como destaque a Associação das Mulheres do Café Matão. Através deste projeto, a prefeitura incentiva a permanência da mulher no campo, com qualidade de vida e oportunidades, além de resgatar a autoestima das empreendedoras rurais. Também de Tomazina, foi premiado o projeto Parque das Corredeiras – Atrativo Turístico Formando Atletas, que destaca a formação de atletas, com aproveitamento do potencial turístico das corredeiras que cortam a cidade e atraem turistas ao município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui