Show ‘Músicas para Cantar e Brincar’ chegará a municípios do Norte Pioneiro, Noroeste, Sudoeste, Campos Gerais e Litoral

Os municípios de Japira, Pinhalão e Tomazina, receberão na próxima semana a Banda Casa Cantante, formada pelos músicos ponta-grossenses Juliani Ribeiro e Joãozinho, que inicia a nova circulação do show ‘Músicas para Cantar e Brincar’. Esta é a segunda turnê estadual da Banda Casa Cantante, que em 2022 passou por sete municípios da região Norte Pioneiro.

De lá para cá, a banda acumulou novas composições, vários projetos em Ponta Grossa e duas premiações nacionais: o Prêmio Rádio MEC com as músicas ‘Lobo-Guará’ (2022) e ‘Dia de Cão’ (2023). A apresentação em Japira é no dia 31 de julho; Pinhalão em 01 de agosto; e Tomazina em 02 agosto. O público-alvo são alunos das escolas municipais.
Ao todo são 15 cidades de cinco regiões do Paraná que vão receber o show ‘Músicas para Cantar e Brincar’, que é um projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Cultura do Estado – Governo do Estado do Paraná, com o patrocínio da Copel e Continental, e produção da Estratégia Projetos Criativos.

Além das três cidades do Norte Pioneiro, a Banda Casa Cantante passará por Cruzeiro do Sul, Uniflor, Paranacity, São João, Saudade do Iguaçu, Chopinzinho, Ipiranga, Ivaí, Carambeí, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba (incluindo a Ilha de Superagui). “Mais do que apenas divertir as crianças, as apresentações são também uma forma ensinar sobre diversos assuntos e de criar memórias afetivas. Tivemos ótimas experiências com a recente turnê em Ponta Grossa, onde passamos por 15 escolas municipais, e estamos ansiosos para levar este show a estas 15 cidades paranaenses”, comenta Juliani.


Os shows terão acompanhamento dos músicos convidados Eric Santana e Kleber Cacha. Ao final, os alunos receberão um mini-livro ilustrado pelo artista Alisson Nascimento, com as letras de todas as canções, um QR Code enviando para a gravação da música no YouTube e sugestões de atividades pedagógicas (para professores). Segundo Joãozinho, a rotina de apresentações é intensa, porém muito gratificante. “Ficamos muito felizes em poder levar nossas canções autorais e também tradicionais cantigas de roda para outras regiões do Paraná”, explica o músico.

Todas as cidades da turnê têm menos de 20 mil habitantes. Um dos locais que receberá pela primeira vez uma apresentação da Banda Casa Cantante é a Ilha de Superagui, no município de Guaraqueçaba, uma travessia que precisará ser feita por barco. “É muito gratificante ter esse incentivo para levar música para regiões que recebem poucos projetos culturais devido a diversos fatores, como a distância e as dificuldades de infraestrutura. Tenho certeza que será um show marcante tanto para as crianças caiçaras como para nós”, comenta o produtor executivo do projeto, Eduardo Godoy, da Estratégia Projetos Criativos.

OFICINAS AFETIVAS – Além das apresentações musicais, a turnê também conta com cinco oficinas afetivas, ministradas por Juliani Ribeiro, que além de vocalista da banda é também musicoterapeuta. A atividade é destinada a gestantes e mães com bebês de colo atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Paranacity, Chopinzinho, Tomazina, Carambeí e Morretes. A proposta é trabalhar a afetividade através das canções, identificando a importância de criar laços afetivos e memórias entre mães e filhos.

MÚSICAS PARA CANTAR E BRINCAR – O álbum que inspirou este show, lançado em 2022, está disponível nas principais plataformas digitais e conta com as letras sincronizadas para quem deseja aprender as canções. Além disso, as músicas com as letras podem ser utilizadas também nos stories, publicações e reels do Instagram (basta procurar por Banda Casa Cantante). Todas as informações estão disponíveis no perfil da banda.

O repertório inclui composições autorais sobre afeto, como em ‘O Amor nos Faz Iguais’ e ‘Colecione Lembranças’; fauna e flora brasileira, com as canções ‘Vagalume Lume’ e ‘Lobo Guará’; e cantigas de rodas tradicionais com uma nova roupagem, como ‘Caranguejo’, ‘Peixe Vivo’ e ‘A Canoa Virou’. A proposta do CD é fazer com que crianças e adultos possam cantar e se divertir, ao mesmo tempo em que auxilia no processo pedagógico de aprendizado e musicalização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui