Realizada na semana passada, no último dia 02, reunião técnica sobre turismo regional promovido pela Atunorpi (Associação Turística do Norte Pioneiro) em Siqueira Campos. O encontro reuniu representantes das cidades que compõem a Atunorpi: Cornélio Procópio, Santa Mariana, Itambaracá, Bandeirantes, Andirá, Cambará, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Ribeirão Claro, Carlópolis, Siqueira Campos, Ibaiti, Wenceslau Brás, Tomazina, e mais sete municípios convidados: Joaquim Távora, Sengés, Ribeirão do Pinhal, Santana do Itararé, Salto do Itararé, Sertanópolis e Londrina.
Segundo o diretor da ACIAB (Associação Comercial e Empresarial de Bandeirantes), José Roberto Altizani, o encontro entre as lideranças foi importante para debater sobre o andamento das ações e atividades da entidade, assim como foram apresentadas palestras que esclareceram sobre turismo rural, gastronomia das localidades, papel da Instância de Governança perante os projetos regionais, novos critérios do Mapa do Turismo Brasileiro, além de consultoria.
ATUNORPI – A Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná é uma entidade civil, caracterizada como associação, de natureza turística, cultural e ambiental e foi fundada em 19 de agosto de 2015. Tem por missão ser o órgão gestor e de apoio às atividades, projetos e iniciativas do turismo na sua região de abrangência, bem como, orientar e estimular os associados para atuarem na construção do desenvolvimento sustentável do turismo local e regional. A ATUNORPI foi criada como uma Instância de Governança Regional, instrumento esse reconhecida e institucionalizada pela Resolução Nº 003/2017 da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, com o papel de ser a interlocutora da Região Turística do Norte Pioneiro e também atua no assessoramento técnico em planejamento do turismo, sempre buscando novas parcerias e investimentos para região, visando fortalecer a atividade turística, despertando novas vocações, impulsionando o reconhecimento dos potenciais turísticos, procurando sempre minimizar os impactos negativos, promovendo a geração de renda e o desenvolvimento territorial. O atual presidente da entidade é Welington Trautwein Bergamaschi.