Aprender os conceitos da Física é uma tarefa, para muitos, desafiadora. Para dinamizar este processo de ensino e aprendizagem, a professora mestra Nélvia Santana Ramos, do Ensino Médio do Colégio ECEL, vem implementando, todos os anos, atividades interdisciplinares que aprofundam os conteúdos programáticos estabelecidos no material do Sistema Positivo de Ensino (SPE), de forma atrativa e colaborativa. Nesta última sexta-feira, dia 11, os alunos da primeira e segunda séries participaram de uma atividade coletiva entre as disciplinas de Física, ministrada pela professora Nélvia, e Educação Física, ministrada pela professora especialista, Graziella Frasseto.

O objetivo desta proposta, segundo informações das docentes, foi trabalhar temas como: deslocamento, velocidade e aceleração. Entre as atividades: Pega-pega corrente: velocidade, agilidade/aceleração, espaço e tempo, bem como trabalho em grupo. Pique Bandeira: deslocamento, agilidade e estratégia. Queimada: coordenação motora ampla, trabalho em gripo e cooperação

Os alunos das duas turmas da segunda série também participaram, durante esta última semana, de atividades práticas de experimentos sobre os conceitos de Termodinâmica, Transformações gasosas e Máquinas Térmicas, os quais são conteúdos cobrados em processos de seleção, como o PAS, PSS, ENEM e Vestibulares.

Outra atividade atrativa que envolveu os alunos da terceira série (as duas turmas), proporcionou, na prática, experimentos e reflexão dos conteúdos sobre “Acústica”, abordando as diferenças entre volume e intensidade, timbre e elementos fundamentais da Ondulatória. Após, fizeram um sarau musical, envolvendo arte e muita descontração. “A prática oportunizou diferenciar os principais elementos envolvidos no conceito físico, propiciando aos nossos alunos um momento entre conceitos/práticas”, destacou a professora. (Assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui