O Boletim da Dengue apresentado pela Vigilância em Saúde na tarde de ontem (17) confirmou que Bandeirantes na 20ª Semana Epidemiológica, 4.080 casos confirmados, registrou 4.808 casos notificados, 304 foram descartados, 420 estão ainda em análise e um óbito por Dengue. Para evitar a proliferação do mosquito da Dengue, basta retirar todos os recipientes que possam servir de criadouro para as larvas do Aedes aegypti.
De acordo com a SESA (Secretaria de Estado da Saúde) uma análise de taxa de incidência da Dengue no Paraná sinaliza para a tendência de queda nos índices da doença no Estado. Nas últimas semanas, 20 municípios que estavam em situação de alerta ou em epidemia não apresentaram novos casos autóctones confirmados e estão com a taxa de incidência zerada.
A avaliação considera dados pontuais coletados nas últimas quatro semanas de monitoramento (semanas 17, 18, 19 e 20). “Os dados são preliminares, mas podem ser comprovados graficamente pelos números que os próprios municípios enviam para a Secretaria”, disse o secretário de Estado Saúde, Beto Preto. Ele afirma, porém, que a dengue segue como uma das maiores preocupações do Governo do Estado. O Paraná ainda está em epidemia da doença e o trabalho da Vigilância Epidemiológica é constante nas 22 Regionais de Saúde, apoiando todos os municípios em ações de prevenção e controle. “Esses números demonstram que o trabalho efetivo de campo vem dando resultado”, afirma.
No acumulado do período de agosto do ano passado até 18 de maio são 180.340 casos confirmados de dengue, 12.633 a mais que a publicação anterior, conforme boletim semanal divulgado nesta terça-feira (19). Apresenta mais de 313 mil notificações para a doença no Estado e confirma mais sete óbitos, elevando para 139 o total de mortes provocadas pela doença. “O boletim traz a somatória de todo um período”, salienta a coordenadora de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, Ivana Belmonte. “Os números são altos; a epidemia está presente, mas o que esperamos agora é que a tendência de queda se confirme, como resultado das ações implementadas”. (Da redação com assessoria).