Festejar a educação no Paraná é uma tradição do Programa Agrinho, principal iniciativa de responsabilidade social do Sistema FAEP. Ao longo dos 30 anos de história que serão completos em 2025, o Agrinho já premiou milhares de estudantes e professores que se destacaram na missão de fazer o conhecimento extrapolar os limites das salas de aula. Neste ano, o tema do concurso é “Festejando a conexão campo-cidade”, que aponta para a necessidade de entender as relações de interdependência entre esses dois mundos.
“A cidade não vive sem o campo e vice-versa. Compreender que um depende do outro e que os jovens do campo e os da cidade têm mais semelhanças do que diferenças permitirá que as novas gerações permaneçam no meio rural e tenham orgulho da atividade que desempenham”, observa o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.
Atualmente, o concurso conta com 15 categorias, desde atividades clássicas como desenho e redação até temas de vanguarda, como robótica e programação. Desta forma, o Agrinho acompanha os avanços que ocorrem na sociedade, transformando essas vivências em práticas didáticas e incentivando o aprendizado das novas gerações.
O período para a inscrição dos trabalhos varia de acordo com a categoria (confira o quadro abaixo). De modo geral, as datas têm início em 7 de julho e vão até 21 de agosto, dependendo da modalidade.
HISTÓRIA DE SUCESSO – Em 30 anos de atividade, o Agrinho vem impactando a formação das novas gerações do campo e da cidade. A iniciativa leva para as salas de aula do Paraná uma abordagem diferenciada de temas complementares à vivência escolar, como cidadania, saúde, meio ambiente e ética, propiciando o despertar da consciência junto às futuras gerações de cidadãos paranaenses.