
O deputado federal Luiz Nishimori (PL-PR) participou recentemente do Encontro de Negócios com o Japão promovido pela FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) em parceria com a JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), a APD (Agência Paraná de Desenvolvimento) e a CCIBJ (Câmara de Comércio e Industria Brasil-Japão) do Paraná.

O evento contemplou os setores da Agroindústria, Tecnologia da Saúde, Alimentos, Tratamentos de Resíduos Sólidos e Tecnologia da Informação. O encontro promoveu o diálogo entre empresários paranaenses e as empresas japonesas que pretendem se instalar no Paraná. Segundo o gerente executivo de Relações Institucionais e Assuntos Internacionais da FIEP, Reinaldo Tockus, o Paraná tem uma expressiva densidade industrial. “A missão da FIEP é aproximar as indústrias para prospectar oportunidades de negócios”, comentou.
Em seu discurso, Luiz Nishimori afirmou que acredita no Brasil. “Acredito no seu grande potencial econômico e energético. O Japão já é um dos maiores compradores de frango do Paraná e responde por 70% da exportação de suco de laranja do Estado. Agora, queremos abrir o mercado para a carne suína e nossas frutas. Temos uma parceria de sucesso, o Brasil tem matéria-prima em abundância e o Japão tecnologia de ponta”.
O evento foi realizado no Campus da Indústria em Curitiba e contou com a participação do cônsul geral Adjunto do Japão no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Kazuu Wakaeda; do representante sênior da JICA, Atsunori Kadoya; do presidente da CCBJ-PR, Arata Hara; do diretor da CCBJ-PR do Paraná, Fujio Takamura; além de empresários brasileiros e japoneses. (Da assessoria).