Valdir Amaral
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) cumprimentou recentemente as lideranças no Norte Pioneiro participantes do SRI (Sistema Regional de Inovação), classificados entre os semifinalistas do PNI (Prêmio Nacional de Inovação), na categoria Ecossistema de Inovação em Estágio Inicial. A premiação final será em março deste ano.
“O SRI reúne empresários, professores, pesquisadores e lideranças políticas interessadas na criação de um plano estratégico de desenvolvimento regional. São atores regionais de diferentes dimensões, representantes do conhecimento científico e tecnológico, do fomento, empresariais, institucionais, públicos e do Habitat de Inovação para colocar seus respectivos ativos de experiência e conhecimento à disposição do Norte Pioneiro”, explica o deputado.
Em 2022, o colegiado completa seis anos. O Prêmio Nacional de Inovação incentiva e reconhece os esforços bem-sucedidos de inovação e gestão da inovação nas empresas e nos ecossistemas de inovação que atuam no país.
O Paraná tem oito ecossistemas semifinalistas no prêmio, que recebeu 63 inscrições nesta categoria. Além do SRI do Norte Pioneiro, também foram classificados Estágio Inicial o Habitat de Inovação Avança Araucária e o Ecossistema de Inovação do Médio Noroeste do Paraná. Na categoria em Desenvolvimento estão os ecossistemas de inovação de Londrina e Guarapuava; e na categoria Consolidado, o Ecossistema de Inovação de Maringá, Vale do Pinhão – Ecossistema de Inovação de Curitiba, e SRI Iguassu Valley – Sistema Regional de Inovação do Oeste do Paraná.
Integram o SRI do Norte Pioneiro a Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná); o Instituto Federal do Paraná – Campus Jacarezinho; os polos da Unopar de Bandeirantes, Siqueira Campos e Wenceslau Braz; os CEEPs (Centro Estadual de Educação Profissional) Ozório Gonçalves Nogueira, de Bandeirantes e Seiji Hattanda, de Ibaiti; os Colégios Estaduais Professora Maria Aparecida Chuery Salcedo e Colégio Dom Bosco, de Siqueira Campos; as prefeituras de Santo Antônio da Platina, Cambará, Ribeirão Claro, Carlópolis, Joaquim Távora, Jacarezinho, Bandeirantes, Andirá, Ibaiti, Siqueira Campos e Wenceslau Braz; o Sebrae Paraná; o Senac; o Senai; a Celepar; a ASRI-NP (Associação do Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná); o Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA de Santo Antônio da Platina); Cacenorpi; Crea-PR; as Associações Comerciais e Empresariais de Santo Antônio da Platina, Cambará, Joaquim Távora, Jacarezinho, Andirá, Bandeirantes e Wenceslau Braz; startups e empresas de toda a região.