Santo Antônio da Platina e Siqueira Campos enfrentam o pico da doença

Por Regiane Romão

O número de casos de coronavírus no Norte Pioneiro tem crescido de maneira alarmante. O mês de fevereiro foi um período muito crítico para o município de Andirá, em que a população viu o número de mortos subir de quatro (durante todo o ano de 2020) para 26 apenas em fevereiro. Passada a situação crítica por lá, agora é a vez de Santo Antônio da Platina e Siqueira Campos amargar números altíssimos da doença.

Em Santo Antônio da Platina, o último boletim emitido mostra que 611 pessoas estão com o vírus ativo nesse momento e 270 estão em investigação, 58 pessoas perderam a vida por complicações da doença. O município tem atualmente 46.251 habitantes.

A vacinação, assim como em todos os municípios do Estado segue de forma lenta, já que os profissionais precisam aguardar as doses de vacina serem enviadas pelo Ministério da Saúde.

Os idosos na faixa dos 70 anos estão sendo vacinados nesse momento.

Já em Siqueira Campos, município com 21.249 pessoas registrou em 29 de março 343 casos ativos, 67 em investigação e 18 mortes.

A subseção da OAB de Wenceslau Braz recorreu ao Ministério Público para que fossem feitas algumas recomendações à administração municipal. Na manhã dessa segunda-feira, 29, o Comitê de combate ao Covid – 19 se reuniu para que decisões a esse respeito fossem tomadas.

Durante a reunião, o promotor Bruno Fernandes Ferreira tentou por diversas vezes explicar que ninguém estava querendo obrigar o comércio e as indústrias a fecharem as portas, mas sim que fosse elaborada uma estratégia para o controle do vírus. Porém, o que se notou durante a reunião foi um bombardeio ao promotor, a OAB e ao Ministério Público.

A secretária de Saúde do Município Valeriane Guidio chegou a dizer que o problema não está no comércio e nas indústrias, já que todos obrigam o uso de máscara e álcool 70 nas mãos.

Já o representante da Santa Casa de Misericórdia de Siqueira Campos disse que a culpa do aumento no número de casos é de uma das empresas de grande porte instalada na cidade, já que eles estão testando os funcionários. Ele alegou que quantos mais testes são realizados, mais positivos aparecem. A empresa adquiriu testes e realizam diariamente nos funcionários que apresentam algum sintoma. Tanto que, em três dias, um grande número de funcionários foi testado e 200 pessoas estão afastadas. A vantagem dessa testagem feita pela empresa é que o resultado sai em duas horas, muito diferente do teste feito pelo Centro de Triagem da Covid-19 que chega a levar até 10 dias para liberar o resultado. “Dessa forma, se o funcionário testa positivo no teste da empresa é afastado imediatamente, caso dê negativo volta ao trabalho normalmente”, disse o representante da entidade de saúde.

Após a explanação dos presentes foi realizada uma votação precedida pelo vice-prefeito Paulo Leite, e por unanimidade ficou decido que o comércio e as indústrias não fecharão. O representante da Santa Casa e o representante dos médicos também votaram contra o fechamento. Vale lembrar que, semana passada foram essas mesmas pessoas estavam implorando por respiradores e mais leitos na entidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui