Chefe do NRE/Cornélio Procópio, Ana Paula Tavela Machado, acompanhada do assistente administrativo, Odair Bonifácio, reúne diretores das escolas e colégios estaduais dos 19 municípios

A nova chefe regional do NRE/Cornélio Procópio, Ana Paula Tavela Machado, realizou na tarde da quinta-feira (24) passada, a primeira reunião de 2019 com os diretores das escolas e colégios estaduais dos 19 municípios que compõem o NRE (Núcleo Regional da Educação de Cornélio Procópio). Durante o encontro também foi realizado palestra motivacional para o grupo.

Segundo Ana Paula, entre as primeiras ações da nova gestão foi a realização de um levantamento sobre a situação de demanda da merenda nas escolas, onde foram apontadas pelo sistema de acompanhamento a quantidade ainda existente de itens nas despensas e suas necessidades em relação ao número de estudantes matriculados. “É sabido que há muitos alunos que têm alimentação precária em seus lares e que complementam – ou sendo a única refeição – com a que a escola oferece. É por isso que uma das preocupações do nosso governador Ratinho Junior e secretário Renato Feder é a de garantir, já no primeiro dia de aula, a merenda. Já foram deslocados na semana passada para as escolas do interior do Paraná os mantimentos. Até o próximo dia 13, as nossas escolas estarão abastecidas”, informou. Ela também mencionou sobre a questão do transporte escolar, ressaltando a importância da parceria existente entre o Estado e as prefeituras. “Já contatamos as secretarias municipais das prefeituras, fizemos nossa apresentação e nos colocamos a disposição, inclusive já fizemos nosso levantamento da quantidade de alunos para o transporte. Essa parceria é fundamental para que se possa garantir o ir e vir do aluno, lhe dando o direito assim, o acesso à educação”, comentou.

Outra abordagem citada pela gestora regional é o de assegurar aos alunos e pais de haver professores em salas de aula. “Já proporcionamos uma organização de calendário e distribuição de aula dos professores para certificar que o aluno não fique com horários vagos. Estamos trabalhando direto e com afinco aqui no NRE para atender todas as escolas”, mencionou.

TRÊS FOCOS E A PIRÂMIDE INVERTIDA – Com a experiência de gestão como secretária da Educação e Cultura pela Prefeitura de Bandeirantes, Ana Paula afirma que os desafios enfrentados naquele período foram diversos, principalmente porque era uma fase de transição de administração e de várias mudanças, entre elas, a implantação da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). “Foram várias mudanças e muitas medidas tomadas naquela época para que realmente a educação tivesse um resultado positivo. E ao final de quatro anos de gestão municipal, fomos agraciados pela Câmara Municipal com homenagem de reconhecimento pelos avanços educacionais e inovadores implantados”, relatou e frisou que há mais de 15 anos tem acompanhado os trabalhos do Ratinho Jr como político. “E nesta caminhada dele, vimos o quanto vinha se preparando para ser governador dos paranaenses. O que quero dizer com isso? É que hoje estamos num momento de mudanças, e de desafios, principalmente com o de alavancar a nossa nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Ensino Médio é de 3,7.  E isso preocupa o nosso governador e nosso secretário”, relatou.

Na busca para mudar essa realidade, Ana Paula listou os três focos de trabalho apresentados pelo governador Ratinho Jr e secretário Renato Feder: 1) garantir o aprendizado do nosso aluno, trabalhar o estímulo para que o aluno permaneça na escola; 2) aumentar o número de alunos da rede estadual de ensino, trazendo-os de volta às salas de aula, e consequentemente haveria mais investimentos nas estruturas das escolas; e 3) valorização do professor. “O que se via até então é que todos estavam a serviço da Secretaria da Educação. O pedido do governador e do secretário é de que essa pirâmide seja invertida. Ou seja: o aluno em primeiro lugar e no topo da pirâmide; o professor a serviço do aluno; diretor a serviço do professor; a chefia do Núcleo a serviço do diretor; e a chefia da Secretaria a serviço da chefia do Núcleo. Quando invertermos essa pirâmide e todos entenderem o seu papel, acreditamos que é possível reverter esse índice. Agora, pergunto: porque algumas escolas se destacam e funcionam mais que as outras? É isso que queremos verificar. Não seremos um órgão regulador e sim um parceiro apoiador para que as coisas boas e desenvolvidas que dão certo para uns, possam servir para outros. A linha de trabalho desta nova gestão de governo é trabalhar e caminhar juntos lado a lado”, apontou.

PERFIL – Disposta e determinada, a chefe do NRE/Cornélio Procópio leva consigo uma frase: ‘Quem trabalha com amor, nenhum dia é de trabalho, e sim de diversão’. Graduada em Agronomia e Matemática; possui formação pedagógica de Docência pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) e com PDE na área do Agronegócio e Agricultura Orgânica; foi secretária municipal da Educação e Cultura de Bandeirantes na gestão do ex-prefeito Nilton de Sordi Jr ‘Juba’; exerceu função como diretora auxiliar no Colégio Agrícola Fernando Costa em Santa Mariana, e nos últimos anos, no mesmo estabelecimento de ensino, estava em sala de aula lecionando as disciplinas de Horticultura e Paisagismo. Ana Paula possui extenso currículo dentro da área educacional que começou ao completar a maioridade e início da graduação universitária na antiga FFALM: são 25 anos de carreira no Estado e 32 anos de magistério. “Todos os meus passos e degraus galgados me trouxeram até aqui, e sim, me sinto preparada, mas aprendendo todos os dias”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui