A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná para o biênio 2021/2022 foi empossada nesta segunda-feira (1º), durante sessão solene especial realizada no Plenário da Casa, conforme determina o artigo 5º do novo Regimento Interno da Casa. A solenidade obedeceu às regras sanitárias e contou com número restrito de participantes em razão das medidas impostas para a contenção do avanço da Covid-19. Na ocasião foram instalados os trabalhos da 3ª e 4ª Sessões Legislativa da 19ª Legislatura.
Na sessão, tomaram posse o presidente deputado Ademar Traiano (PSDB); o primeiro vice-presidente, deputado Tercílio Turini (CDN); o segundo vice-presidente, deputado Do Carmo (PSL); e o terceiro vice-presidente, deputado Requião Filho (MDB); além do primeiro secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB); segundo secretário, deputado Gilson de Souza (PSC); terceiro secretário, deputado Alexandre Amaro (Republicanos); quarto secretário, deputado Nelson Luersen (PDT); e quinto secretário, deputado Gilberto Ribeiro (PP).
Em seu discurso de posse, Traiano, que foi reconduzido ao cargo, destacou o papel do Poder Legislativo na construção de ações de combate à pandemia do coronavírus (Covid-19) em todo o estado. “Não negligenciamos nosso papel como instituição. Ao contrário. Nos momentos em que todos os caminhos possíveis pareciam se fechar, abrimos novos caminhos e possibilidades para criar novas oportunidades. Afinal, em situações complexas, a melhor estratégia pouco importa se não houver meios para viabilizá-la. Foi o que fizemos. Viabilizamos as soluções para superar a crise”, afirmou.
Para o primeiro secretário da Assembleia Legislativa, os próximos dois anos serão de muito trabalho, com o objetivo de ampliar a participação da população dentro do processo legislativo. “Queremos ampliar a participação da cidadania no processo legislativo, construir cada vez mais instrumentos de participação direta na votação de leis. Ouvir a opinião pública com a sociedade civil organizada naqueles temas que são importantes na estrutura do Estado. Apoiar o parlamento para que possa, dentro da democracia, exercer o protagonismo que ele tem que exercer. Democracia sem parlamento forte não é democracia e ao mesmo tempo ter harmonia e relação construtiva com os demais Poderes do Estado que são fundamentais para que tenhamos no Paraná a estabilidade política e social e isso gera o bem-estar para todos os cidadãos do Paraná”.
A sessão solene de posse da Mesa Executiva da Assembleia contou com presença do governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior; do vice-governador do Paraná, Darci Piana; do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira; do presidente eleito do TJ-PR, desembargador José Laurindo de Souza Netto (virtualmente); do procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná, Gilberto Giacoia; do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Fábio Camargo; do secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva; além de representantes das mais diversas entidades governamentais e da sociedade civil organizada, que participaram virtual e presencialmente da solenidade.