O prefeito de Nova Santa Bárbara, Eric Kondo, esteve na sexta-feira (08) passada na sede da Cohapar, em Curitiba. Ele conversou com a assessora da presidência da companhia, Jocely Loyola, sobre os alinhamentos de trabalho entre a prefeitura e o Governo do Estado para a viabilização de obras de novas casas populares no município.
Os órgãos possuem atualmente duas frentes de trabalho em etapas distintas. A mais avançada trata de um projeto para a construção de sete novas casas para o atendimento de agricultores familiares residentes na área rural de Nova Santa Bárbara. A documentação das famílias que podem ser beneficiadas pela iniciativa foi coletada por técnicos da Cohapar, Emater e prefeitura e encaminhadas para a análise do Governo Federal, onde permanecem.
INVESTIMENTOS DEPENDEM DA UNIÃO – “Com a mudança de gestão em nível federal, é preciso aguardar um posicionamento da União sobre o orçamento que será destinado aos programas habitacionais, neste caso específico, em como ficará o Programa Nacional de Habitação Rural”, disse Jocely.
Outro projeto em andamento prevê a construção de 31 imóveis na área central da cidade, em parceria com a iniciativa privada dentro do programa Minha Casa Minha Vida. A exemplo do programa rural, o processo depende do aval do poder executivo federal, neste caso, da aprovação da Caixa Econômica, que gerencia o repasse de recursos do FGTS utilizados em habitação popular.
Segundo o prefeito, a expectativa após o encontro é positiva. “Saímos otimistas desta que é a primeira reunião com a nova gestão da Cohapar e contamos com o apoio estadual para buscar estes recursos em Brasília”, afirma Kondo. (Das assessorias).