O NRE (Núcleo Regional da Educação)/Cornélio Procópio realizou no último dia 12, o lançamento do programa estadual ‘Presente na Escola. A chefe do NRE/Cornélio, Ana Paula Tavela Machado, explicou que a proposta da SEED (Secretaria de Estado da Educação do Paraná) é combater o abandono escolar e garantir que todos os jovens em idade escolar estejam em sala de aula. Autoridades, professores e lideranças da região participaram da solenidade.
“O programa proposto pela SEED onde o secretário Renato Feder juntamente com o governador Carlos Massa Ratinho Júnior afirmaram que o programa visa, além de melhorar o ensino aprendizagem, é preciso garantir que nossos alunos permaneçam nas escolas. Portanto, temos como meta combater a evasão escolar e o abandono. No ano de 2018, tivemos em todo nosso Estado mais de 89.000 alunos que abandonaram as escolas. Faremos várias ações para diminuir estes dados”, destacou Ana Paula, e ressaltou que durante o lançamento houve a presença e representação de diversos setores das comunidades da região de abrangência do NRE/Cornélio. ” A participação da sociedade é fundamental para o sucesso do programa e agagradeço a presença de todos e, especialmente, a nossa equipe do NRE pela colaboração e participação”, completou.
O PROGRAMA – O programa vai reunir uma série de estratégias de acompanhamento de frequência e combate ao abandono, desde o monitoramento de frequência até a articulação com a rede de proteção. Cada escola terá um objetivo de frequência. Ou seja, ao verificar que está com a frequência abaixo de um certo percentual, poderá elaborar ações direcionadas para reverter esse quadro.
O Presente na Escola funcionará de maneira integrada com o aplicativo Registro de Classe, que permite ao professor realizar a chamada off-line pelo celular. Com essa base de dados, serão gerados relatórios diários por escola e por série. O relatório vai informar, por exemplo, quais são os 10% alunos mais faltosos.
Ainda haverá integração com o aplicativo Escola Paraná, por meio do qual os pais ou responsáveis já recebem mensagens diárias informando se o estudante compareceu ou não à escola e conseguem acompanhar a frequência do aluno.
Esse monitoramento permitirá que as escolas identifiquem os padrões de faltas e definam ações imediatas e direcionadas para trazer o aluno de volta. Com o apoio dos Núcleos Regionais de Educação e da secretaria haverá a busca ativa do estudante. A ideia é ir até a casa do aluno, ou acionar o Conselho Tutelar e a rede de proteção quando necessário para entender e resolver o problema das faltas.