“Nutrição é a elaboração de um plano alimentar individualizado, com as características e necessidades específicas de determinada pessoa. Objetivo é alinhar a relação entre o ser humano e o alimento por ele ingerido, como forma de elevar a qualidade de vida. A nutrição é o diferencial para as diferentes necessidades”, resumiu o nutricionista esportivo, Guilherme Gorini, da Clínica Progastro Imagem/Bandeirantes e Cornélio Procópio.
Especialista em Nutrição Esportiva, Gorini explica que esta especialização busca orientar, cuidar e planejar a alimentação de quaisquer pessoas, mesmo as sedentárias, e as que praticam atividades físicas. “A aplicação de técnicas e planos da Nutrição Esportiva é para proporcionar benefícios ao paciente conforme a sua demanda. Seja ele sedentário, praticante de uma simples caminhada feita duas ou três vezes na semana, até o atleta de alto rendimento com dois a três treinos diários”, ressaltou e esclareceu que a forma de trabalho do nutricionista esportivo é minuciosa e detalhista. “Ao contrário dos que fazem uso de softwares que fornecem uma dieta pronta, esta especialidade necessita avaliar o paciente criteriosamente, como por exemplo, os objetivos pretendidos ao praticar exercícios – se perda de peso, se de ganho de massa, se de manter a forma física. Assim é possível elaborar uma dieta personalizada que atenda às necessidades e particularidades, alcançando assim as metas do paciente”, enfatizou.
Para Gorini, as pessoas precisam ter em mente que nenhum corpo, organismo, é igual ao outro; e que cada qual reage, funciona, necessita e se desenvolve diferentemente. “Cada atividade ou modalidade esportiva tem suas características específicas e assim, uma nutrição também peculiar. Dentro de um mesmo seguimento pode ocorrer grandes diferenciações, como é o futebol. Será que o goleiro tem a mesma necessidade energética durante um jogo comparado ao lateral ou um atacante? O metabolismo de cada um é e reage de formas e maneiras diferenciadas. Assim também acontece com a nutrição de cada indivíduo”, defendeu.
Devido a velocidade do cotidiano e o acesso a alimentos industrializados com baixa qualidade nutricional, e mesmo com o aumento dos entusiastas e praticantes de atividades físicas, cada vez mais observa-se o aumento de doenças relacionadas aos maus hábitos alimentares e sedentarismo. “Praticar atividades físicas é basicamente uma obrigação com nosso corpo, assim como a alimentação equilibrada é indispensável para a manutenção da saúde. Seja para a criança ou adolescente em fase de desenvolvimento, gestantes, sedentários para controle de gordura corporal, praticantes de atividades físicas com objetivos apenas musculares estéticos, atletas de alto rendimento para performance, idosos para prevenção muscular. Enfim, como o tempo passa de uma forma ou de outra, o objetivo é viver com o máximo de qualidade de vida e ter uma nutrição adequada não é um privilégio, e sim uma necessidade”, argumentou Gorini.
Para saber mais sobre Nutrição Esportiva e os benefícios de um planejamento nutricional, agente um horário na Clínica Progastro Imagem pelos telefones (43) 3542-5818 (Bandeirantes) e (43) 3523-5692 (Cornélio Procópio).