Projeto ‘Olho no Olho’ contribui para a saúde visual e o desempenho escolar de crianças em Bandeirantes

Retomado após a pandemia em 2022, o Projeto ‘Olho no Olho’ é um trabalho desenvolvido em parceria entre Prefeitura de Bandeirantes, por meio da Secretaria de Saúde, e a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), através do curso de Enfermagem do Programa Saúde na Escola (PSE).

O principal objetivo projeto é identificar problemas de acuidade visual que possam interferir no processo de ensino/aprendizagem das crianças do ensino fundamental da rede municipal, isto porque, em um mundo cada vez mais voltado para a tela e a leitura, a saúde visual se torna fundamental para o desenvolvimento educacional das crianças.
Neste ano, o projeto já passou por oito escolas do município, atendendo a um total de 1.250 alunos. Além disso, 151 crianças foram encaminhadas para avaliação com especialistas, de forma a garantir que qualquer problema visual seja detectado e tratado a tempo. Nos próximos dias, o Projeto ‘Olho no Olho’ estenderá sua atuação às escolas municipais rurais do município, ampliando seu alcance e impacto na comunidade.
A enfermeira Susan Carla P. Menegasso da Silva, atualmente à frente do projeto, enfatiza a importância do trabalho realizado: “Desde a preparação dos tapa-olhos até a aplicação do teste, é uma satisfação. Cada sorriso no teste que deu certo, cada encaminhamento que sabemos que a partir dali a criança terá uma melhor qualidade para desempenhar suas tarefas e até mesmo brincadeiras. Enfim, trabalhar com promoção em saúde, contribuir para a qualidade de vida de tantas crianças que são nosso futuro é algo transformador”, destacou.
O projeto visa ainda identificar e tratar problemas de visão precocemente, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida dos jovens estudantes, mas também promove um ambiente de aprendizado mais inclusivo. (Redação com assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui