
Retomado após a pandemia em 2022, o Projeto ‘Olho no Olho’ é um trabalho desenvolvido em parceria entre Prefeitura de Bandeirantes, por meio da Secretaria de Saúde, e a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), através do curso de Enfermagem do Programa Saúde na Escola (PSE).
O principal objetivo projeto é identificar problemas de acuidade visual que possam interferir no processo de ensino/aprendizagem das crianças do ensino fundamental da rede municipal, isto porque, em um mundo cada vez mais voltado para a tela e a leitura, a saúde visual se torna fundamental para o desenvolvimento educacional das crianças.
Neste ano, o projeto já passou por oito escolas do município, atendendo a um total de 1.250 alunos. Além disso, 151 crianças foram encaminhadas para avaliação com especialistas, de forma a garantir que qualquer problema visual seja detectado e tratado a tempo. Nos próximos dias, o Projeto ‘Olho no Olho’ estenderá sua atuação às escolas municipais rurais do município, ampliando seu alcance e impacto na comunidade.
A enfermeira Susan Carla P. Menegasso da Silva, atualmente à frente do projeto, enfatiza a importância do trabalho realizado: “Desde a preparação dos tapa-olhos até a aplicação do teste, é uma satisfação. Cada sorriso no teste que deu certo, cada encaminhamento que sabemos que a partir dali a criança terá uma melhor qualidade para desempenhar suas tarefas e até mesmo brincadeiras. Enfim, trabalhar com promoção em saúde, contribuir para a qualidade de vida de tantas crianças que são nosso futuro é algo transformador”, destacou.
O projeto visa ainda identificar e tratar problemas de visão precocemente, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida dos jovens estudantes, mas também promove um ambiente de aprendizado mais inclusivo. (Redação com assessoria)