Por Regiane Romão
O médico ortopedista Luiz Carlos Andrade Filho está atendendo em Bandeirantes. Ele é especialista em joelhos e atende todas as 2ª segundas-feiras do mês na clínica Pró Gastro. O especialista é também um dos médicos que compõe a lista de profissionais que atendem pelo convênio da Santa Casa de Misericórdia de Bandeirantes.
Luiz Carlos Andrade se graduou na Faculdade de Medicina pela Universidade do Oeste Paulista (2005-2010). fez residência Médica em Ortopedia e Traumatologia da Associação Beneficente Bom Samaritano-Hospital Santa Rita em Maringá-PR(2010-2013). Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (2013). Especializado em cirurgia do joelho no Instituto Cohen-Hospital Israelita Albert Einstein (2014-2015). Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho a partir de 2016. Atualmente é preceptor do serviço de residência médica em ortopedia e traumatologia da Associação Bom Samaritano, preceptor do serviço de residência médica do HONPAR (Hospital do norte paranaense) e preceptor do sexto ano da Faculdade de Medicina UNINGÁ.
Ele mora e trabalha em Maringá e atende também em Arapongas. O médico explicou que é possível o aumento no número de consultas mensais em Bandeirantes, já que ele possuí pacientes de toda a região. “Novas consultas podem ser abertas, já que eu atendo muitos pacientes da região, já realizei cirurgias inclusive, a se demanda aumentar abriremos mais consultas por semana”.
PRINCIPAIS DOENÇAS – O joelho é uma das maiores articulações do nosso corpo, formado pelo fêmur, tíbia e patela. Tudo isso ligado por estruturas como o menisco, tendões musculares e ligamentos. Como é propenso a lesões diretas e indiretas, além de ser bastante exigido, o joelho é uma das áreas que mais sofrem com lesões.
De acordo com o ortopedista Luiz Carlos Andrade nos joelhos de pessoas mais novas, atletas amadores as lesões mais comuns são as de menisco.
O menisco fica localizado no meio do joelho, entre o fêmur e a tíbia. Ele é responsável pela absorção dos impactos realizados sobre os joelhos e diferentes situações podem gerar lesões nessas estruturas, especialmente, nos movimentos de rotação. Os sintomas envolvem dores na parte lateral dos joelhos e o bloqueio do mesmo, que é causado pelo deslocamento do menisco de um lado para o outro, causando estalos e travamento em posições específicas.
O joelho é uma das maiores articulações do nosso corpo, então está suscetível a diversas formas de lesões. Manter uma qualidade de vida saudável é muito importante para a saúde, portanto, controlar o peso, se aquecer e alongar antes dos exercícios, e fortalecer os músculos são hábitos que vão te ajudar bastante.
Já as pessoas com mais idade sofrem de desgaste na cartilagem do joelho e também com a artrose. Esse desgaste pode ocorrer devido a uma série de fatores, como traumas na região, sedentarismo, excesso de peso, desalinhamento do joelho, atividades físicas de alto impacto e idade. Desgaste da cartilagem da patela caracteriza condromalácia patelar.
No caso da a artrose como suportam um grande peso ao longo do dia, é completamente normal que a cartilagem dos joelhos tenham um desgaste com o passar do tempo. Na maioria dos casos o paciente apresenta essa complicação no joelho, mas sem a presença de dores associadas. A cartilagem do joelho é responsável pelo deslizamento, sem atrito, entre as extremidades dos ossos do joelho.
A artrose não tem cura, mas os tratamentos colaboram na redução da dor e manutenção do movimento. O tratamento vai desde medicação, terapias, até infiltrações e procedimentos cirúrgicos. O diagnóstico dessa lesão pode ser feito por meio de exames de imagem, como o raios-X e a ressonância magnética.