Durante as aulas de Língua Portuguesa, alunos do 8º ano do Colégio Maximus tiveram contato com o gênero poético cordel e por meio das inúmeras leituras, os estudantes compreenderam que a sua essência possui história, estrutura fixa e elementos de narrativa em prosa.
“A presença do cordel em sala de aula traz a percepção da riqueza desta produção cultural e reflexão sobre o problema do preconceito linguístico. Desta maneira, assuntos como regionalismos, metáforas e palavras que fogem da grafia-padrão foram discutidos com os alunos”, destacou a professora Roberta e explicou que o desenvolvimento deste trabalho se deu por etapas.
A CEO do Colégio Maximus, Anna Karina Von Der Osten, acompanhou a atividade e ressaltou que para incentivar a leitura e estimular o interesse pela cultura, primeiro, a professora levou para sala de aula alguns folhetos de cordel, assim os alunos puderam analisar esta modalidade textual. Na sequência, através de textos teóricos na própria apostila, os estudantes foram apresentados às características específicas do gênero em questão.
“No percurso desse trabalho o que mais chamou a atenção da turma foi o cordel ‘O cavalo que defecava dinheiro’, uma das obras-primas do Rei do Cordel, Leandro Gomes de Barros, que narra a história de um compadre pobre que decide realizar algo inusitado para conseguir o que desejava”, mencionou a professora e que, partir de então, em equipes, os alunos foram instruídos a pesquisar a respeito dos principais cordelistas brasileiros. “Verificando assim, quais eram os principais temas que inspiraram os poemas dos autores”, indicou.
Para Anna Karina, a atividade ainda serviu para promover a participação dos alunos fazendo com que desenvolvessem e criassem estrofes de cordel sobre tema livre.