População de Bandeirantes e região podem cadastrar o número do ‘Alerta da Defesa Civil no WhatsApp’, bastando adicionar o (61) 2034-4611, e enviar um “oi”. Em seguida, o chatbot irá fazer perguntas para realização do cadastro da sua localidade para que você possa começar a receber as mensagens de alertas, de orientações, prevenções, números de emergência, entre outras informações que podem ser selecionadas pelo menu do chat.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Bandeirantes, Richard Damasceno, o Brasil inovou ao oferecer um serviço de alerta diretamente no WhatsApp. “O sistema conecta a serviços nacionais como cadastrar as áreas do seu interesse, conferir alertas vigentes, obter informações de como agir, consultar rotas de fuga e como agir, mas há os serviços emitidos também por Bandeirantes”, comentou e mencionou que além do chatbot, o órgão local criou um canal exclusivo no WhatsApp somente para os moradores bandeirantenses, com informações e alertas da cidade.

“Como cada município possui sua própria Defesa Civil, ela é adaptada aos riscos e características locais. Portanto, é fundamental conhecer os serviços e contatos da Defesa Civil de sua cidade, para estar preparado em caso de emergência”, orientou.

PROTEÇÃO, PREVENÇÃO E SEGURANÇA – A Defesa Civil desempenha um papel fundamental na proteção e segurança da população, atuando na prevenção, preparação, resposta e recuperação em situações de desastres naturais ou provocados pelo homem. Sua atuação é essencial em todas as cidades, adaptando-se às características e riscos específicos de cada localidade.

O órgão tem como função alertar e informar sobre riscos e emergências; atua no resgate e salvamento em situações de desastre; busca dar assistência e apoio à população afetada, incluindo abrigo, alimentação e atendimento médico; realiza vistoria e avaliação de áreas de risco, como ainda promove orientação e treinamento para a população sobre medidas de prevenção e autoproteção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui