Os prefeitos pertencentes do Consórcio Público Intermunicipal do Norte Pioneiro (Cisnorpi) aprovaram na tarde desta quinta-feira, 11, o desmembramento do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). Os atendimentos hoje são realizados através de uma união entre as cidades pertencentes a 18° Regional de Saúde (Cornélio Procópio) e 19° Regional de Saúde (Jacarezinho) por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná (Cisnop).

O presidente do Cinorpi e prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, explicou ao Blog do Marcos Junior que o aumento da estrutura vai ser gradativa. A apresentação também contou com a participação do diretor executivo do Cisnorpi, Tony Palhares; diretora técnica do CisnorpI Gisele Gomes; o diretor da 19ª Regional, Marcelo Nascimento; e o prefeito de Siqueira Campos e presidente da Amunorpi, Luiz Henrique Germano.
Estão instaladas, no momento, unidades de suporte básico nos municípios de Jacarezinho, Ibaiti, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Cambará, Joaquim Távora e Santana do Itararé. Além das unidades avançadas nos municípios de Jacarezinho e Ibaiti.
MUDANÇAS – Palhares explicou que recentemente uma comissão esteve no Consórcio Intermunicipal dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, para conhecer o funcionamento, implantação e gerenciamento dos atendimentos. Inicialmente serão alugadas ambulâncias zero quilômetro para dar maior agilidade no atendimento às pessoas que necessitarem. De acordo com o presidente do Cisnorpi, foram asseguradas, através de Emenda Parlamentar, a aquisição em breve de dez novas ambulâncias. “Quero agradecer a todos os prefeitos consorciados pelo apoio nesta nova etapa que logo estará em pleno funcionamento. Também quero parabenizar aos servidores do Cisnorpi que estão se empenhando diariamente neste quesito”, finalizou. (Marcos Júnior)