O deputado federal Boca Aberta quer a criação de um projeto que custearia o funeral e o transporte (caso necessário) das vítimas do coronavírus, ajudando as famílias mais carentes
Por Regiane Romão
O deputado federal Boca Aberta apresentou um projeto para que dependentes de famílias que perderam entes em razão do coronavírus receba um ‘Auxílio Funeral’. Esse dinheiro seria usado para o transporte da vítima (caso necessário) e também para o funeral.
“O número de mortos no país é avassalador, e diariamente inúmeras pessoas perdem a vida por complicações da doença”, disse o parlamentar. Muitas das crianças que ficaram órfãs, ou então perderam pais ou responsáveis que levavam o sustento para casa, fez com que o deputado ficasse ainda mais preocupado com a situação e por isso, para minimizar essa condição, Boca Aberta propôs a criação do projeto.
“Devido ao aumento de casos mais graves da doença, o sistema de Saúde no Paraná está em colapso, e com isso, muitas pessoas morrem antes de conseguir uma vaga na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O projeto prevê o pagamento de um auxílio para os dependentes de segurados, considerados de baixa renda e que sejam filiados ao RGPS (Regime Geral de Previdência Social), esse auxílio só será pago para famílias que perderam entes em decorrência do coronavírus. O benefício, caso seja aprovado, será pago durante o período de emergência de Saúde Pública de importância nacional decorrente da pandemia”, explicou.
Boca Aberta ressalta os efeitos que a pandemia tem causado no país. “Diariamente muitas pessoas perdem a vida, o país enfrenta um aumento de casos em praticamente todos os Estados, e apesar da vacinação estar efetiva em todo o país, ainda não é suficiente para controlar o vírus”, enfatizou.