A professora bandeirantense Heleir Cristina Reynaldo Silvério teve sua obra literária ‘A Sabedoria e o Celular’ selecionada no Concurso Literário de Autoras Paranaenses e vai compor a edição para a Biblioteca Gralha Azul, plataforma digital gratuita da editora ABC Projetos Culturais. Além de Bandeirantes, também foram escolhidas outras 11 autoras do Estado do Paraná que produziram obras em formato de prosa ou poesia com temática infanto-juvenil.

A iniciativa foi direcionada a mulheres nascidas ou residentes de municípios paranaenses com população entre 20 e 70 mil habitantes e atraiu escritoras de diversas regiões do Estado, valorizando a produção literária feminina no Paraná.
“Com esta edição do concurso procuramos provocar a produção literária no interior, em regiões onde nem sempre há muitos estímulos e oportunidades”, pontua Alessandra Bucholdz, coordenadora editorial da Biblioteca Gralha Azul.  “O grande mote do projeto já foi contemplado: celebrar o protagonismo feminino valorizando as escritoras de fora dos grandes centros”, afirma a professora Dra. Luísa Cristina dos Santos, curadora do concurso, que ressalta ainda a “riqueza de detalhes e a surpreendente propensão à narrativa” das obras selecionadas.

A partir de fevereiro tem início a produção das obras. “Os textos passarão pelos processos de edição e revisão gramatical e ortográfica; na sequência, cada obra receberá a indicação de um ilustrador, a partir da curadoria da editora. É importante ressaltar que os autores acompanharão cada etapa do trabalho”, elabora Alessandra.
Depois de prontos, os e-books serão disponibilizados gratuitamente na plataforma da Biblioteca Gralha Azul. As autoras que tiverem interesse poderão imprimir as obras e comercializá-las.

O projeto é uma realização da editora ABC Projetos Culturais, com sede em Ponta Grossa, e tem essa edição aprovada e viabilizada pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura – Governo Federal.

HISTÓRICO DA BIBLIOTECA – A Biblioteca Gralha Azul é uma plataforma digital da editora ABC Projetos Culturais que tem como proposta valorizar e promover a literatura paranaense. Para sua criação, foi realizado um concurso de textos inéditos de literatura infantojuvenil que publicou vinte obras de autores paranaenses em 2024. Quatorze ilustradores, também paranaenses, foram convidados para ilustrar as obras.
Os 20 e-books produzidos podem ser acessados gratuitamente no site oficial (bibliotecagralhaazul.com.br). As obras têm versão em audiolivro, contribuindo para a democratização do acesso à leitura. O público pode também conferir a biografia e a trajetória de cada autor (a) e ilustrador (a) responsável pelas produções.

Confira as obras selecionadas: ‘Esconde-esconde’ (Ana Carla Vieira Bellon/Guaratuba); ‘A pulga Catarina, uma história de amor’ (Claudia Zippin Ferri/Dois Vizinhos); ‘Os Pitacos e o Portal Mágico’ (Bernadete Lascoski Ferraz/Irati); ‘As aventuras de Sato e o Menino Azul’ (Valéria Prates/Loanda); ‘A sabedoria e o celular’ (Heleir Cristina Reynaldo Silvério/Bandeirantes); ‘Flores para Margarida’ (Joeli da Paz Gelinski/Carambeí); ‘Greta’ (Claudia Ines Romaniuk/Irati); ‘Luna e as Estrelas’ (Luane Carol Penteado Spak/Prudentópolis); ‘Cataratas, homens e deuses’ (Luzia Izete da Siva/Prudentópolis); ‘Ser em tempo real’ (Jeinni Kelly Pereira Puziol/Astorga); ‘A magia das Araucárias’ (Maria Regina Martins/União da Vitória); ‘A Beleza da Gentileza’ (Adrieli Silva dos Reis Andreatta /Campina Grande do Sul).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui