Desde 2015 o Programa de Formação de Bombeiros Mirins Integrado vem realizando e mudando a vida de crianças e adolescentes na cidade de Cornélio Procópio. Há cinco anos, completados em 2020, centenas de alunos com idade entre 10 a 12 anos passaram pelas instruções do projeto, que foi idealizado pelo subtenente do Corpo de Bombeiros, Haroldo César da Silva.
Vice-presidente e coordenador geral do Programa Bombeiro Mirim, o subtenente Haroldo esteve em Bandeirantes esta semana conversando com algumas autoridades e expôs sobre os trabalhos desenvolvidos em Cornélio Procópio e a possibilidade da implantação no Município. O subtenente recordou que a ideia inicial era que o projeto piloto fosse em Bandeirantes, contudo, na época, ele acabou sendo transferido para Cornélio e com isso não houve tempo hábil para sua implantação. Com o sucesso e bons resultados nestes cinco anos, atualmente o programa realiza um processo seletivo, com prova teórica e prova física, de admissão organizado pela UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) por meio da CPS (Coordenadoria de Processos Seletivos e Concursos Públicos), demonstrando a evolução, credibilidade e o nível da procura dos pais e das crianças para ingressar do Bombeiro Mirim. O número de vagas anual é de 100 alunos.
Segundo o subtenente Haroldo César, a partir do momento que haja interesse das autoridades, facilita a possibilidade da implantação do programa e também o envolvimento e participação das demais lideranças competentes e representativas. “Na implantação do programa, no conselho diretor estão autoridades do 18ºBPM, Corpo de Bombeiros, Conselho de Segurança, Vara da Infância e da Juventude, Policia Civil, Núcleo Regional de Educação, Secretaria Municipal de Educação, voluntários da sociedade civil organizada, ou seja, são instituições e entidades como instrumentos necessários para a ação do programa. Além disso, estes segmentos dão importante suporte para que estas crianças participantes possam ter realmente um aproveitamento das suas capacidades. Outro aspecto do projeto é que os alunos passam a ter noções nas visitas das diversas organizações e empresas, inclusive, de vislumbrar uma carreira profissional”, mencionou.
O Programa de Formação de Bombeiro Mirim tem como objetivo a capacitação e o treinamento de crianças de 10 a 12 anos matriculadas no Ensino Fundamental (públicas e particulares), visando motivar a cidadania e a prática de atividade física. O Programa é desenvolvido gratuitamente e os participantes dedicam algumas horas, no contraturno da jornada escolar, para aprender sobre os temas da área bombeiril, com acesso às informações sobre cidadania, civismo, trânsito, educação, saúde e atividades sociais e voluntárias.