Programas terá a edição deste ano suspensa por conta da pandemia do coronavírus

Os programas Agrinho e PER (Programa Empreendedor Rural) edições 2020 foram cancelados. O comunicado foi feito pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. A medida adotada pela entidade ocorre em função da pandemia do Coronavírus.

Como o Agrinho é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sistema FAEP/SENAR-PR e que, por conta das orientações de segurança e da necessidade do isolamento social, as escolas das redes pública e particular que participam do programa, estão paralisadas. Anualmente, o Agrinho envolve mais de 1 milhão de alunos e cerca de 80 mil professores, de praticamente todos os municípios do Paraná.
Diante da decisão, o material didático do Programa Agrinho, que passou por uma atualização neste ano, para contemplar as inovações apresentadas na área da educação e trazer novos temas de acordo com a evolução do campo, não será distribuído às escolas parceiras. Ainda, o evento de encerramento, marcado inicialmente para o dia 19 de outubro, em Curitiba, também está cancelado. Além da decisão estar alinhada com as orientações de segurança dos órgãos oficiais, como a OMS (Organização Mundial de Saúde) e o Ministério da Saúde, a decisão do Sistema FAEP/SENAR-PR busca valorizar o Agrinho, na sua plenitude. Com parte do ano letivo comprometido por conta da nova doença, o programa poderia não atingir, na totalidade, os seus objetivos juntos aos alunos e professores.
Em 2021, o Programa Agrinho será retomado, com a distribuição do novo material didático, cursos específicos voltados para os milhares de professores paranaenses e o envolvimento da enorme parcela de alunos das redes pública e privadas do Paraná. Anualmente, o programa envolve mais de 1 milhão de alunos e cerca de 80 mil professores, de praticamente todos os municípios do Paraná.
EAD – Apesar da suspensão da edição 2020, as capacitações do Programa Agrinho no formato EaD (Educação a Distância) seguem à disposição dos professores. Os cursos podem ser feitos por pessoas de qualquer região do Paraná, por meio da plataforma virtual SENAR Digital (www.senarpr.org.br).

 

Cancelamento do PER e sua nova proposta

O PER (Programa Empreendedor Rural) 2020 também foi cancelado para atender as orientações dos órgãos de saúde no combate a pandemia do Coronavírus. O Sistema FAEP/SENAR-PR, o SEBRAE/PR e a FETAEP decidiram pelo cancelamento das 50 turmas previstas para esse ano em diversas regiões do Paraná, assim como o evento de encerramento, marcado inicialmente para o dia 20 de novembro, em Curitiba. 
Desde 2003, o programa tem como objetivo estimular o empreendedorismo rural em todo o Estado, premiando os melhores projetos desenvolvidos para implementação de melhorias nas propriedades rurais e gerenciamento de oportunidades de negócios. Mesmo assim, os produtores rurais paranaenses poderão contar, ao longo de 2020, com mais de 400 cursos do SENAR-PR para ajudar na implantação e modernização de negócios dentro da porteira. 
NOVO PER – Em 2021, quando o PER for retomado, os produtores paranaenses irão contar com uma nova proposta de trabalho, mais moderna e de acordo com as atualizações que vêm ocorrendo no campo. Dede 2019, as três entidades parceiras têm trabalhado em um projeto-piloto voltado para o núcleo familiar do participante para futuras tomadas de decisões dos negócios rurais. 
A nova proposta foi elaborada por especialistas no tema e técnicos do Sistema FAEP/SENAR-PR, SEBRAE-PR E FETAEP, que compõem a organização do PER. As novas metodologias contemplam, simultaneamente, três dimensões do aprendizado: elaboração de um plano de negócios, gestão do conhecimento e desenvolvimento humano. 
Com 136 horas de duração, as turmas do novo PER contam com 17 encontros, sendo uma visita técnica à propriedade de um ex-participante do programa. Nessa fase, os alunos conhecem na prática como foi a caminhada deste produtor durante o programa. Ainda assim, as diretrizes do programa seguem a linha de desenvolver e estimular a gestão qualificada da empresa-família, a aprendizagem a partir da experiência e o aprender a aprender como base para o desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes para provocar as necessárias mudanças na sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui