O projeto ‘Ações de Apoio Assistencial ao Estudante’ da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), desenvolvido por Grupos de Estudos em Saúde Mental, de Direito e Cidadania, e Pedagógico, do Campus Luiz Meneghel, deu início este ano às atividades de atendimento a comunidade acadêmica.
Segundo os coordenadores do projeto (formado por uma comissão mista dos Grupos de Estudos), a elaboração dos trabalhos aconteceu no ano passado quando foram realizadas as coletas de dados sobre situações-problema junto aos alunos da instituição. Com resultados dos levantamentos, os assuntos elencados foram levados à discussão e direcionados como demandas à cada Grupo de Estudos, conforme suas características, para buscar resoluções das necessidades do universo estudantil. “Destas discussões, dos vários problemas citados, surgiu o projeto ‘Ações de Apoio’ justamente para trabalhar e atuar com foco no bem-estar do público alvo, que é a comunidade interna – discentes e docentes”, mencionaram os coordenadores. Eles destacaram que os objetivos principais do projeto são de promover atividades educativas em grupos com abordagem de assuntos relevantes como violência, prevenção de uso de drogas, orientações da carreira profissional, habilidades sócio emocionais, hábitos de estudos saudáveis. Também foi proposto e já em execução desde o mês de abril, atendimento psicológico para os estudantes. A assistência é desenvolvida em parceria com a Unimed Norte Pioneiro-PR, o qual disponibiliza psicóloga bolsista para acolhimento, aconselhamento e, quando necessário, encaminhamento. De acordo com a psicóloga bolsista, Thainã Eloá Silva Dionísio, a média de atendimentos é de 50 pacientes por mês. Os horários de assistência são marcados de acordo com a disponibilidade do aluno, seja em Bandeirantes (na Biblioteca da UENP) ou em Jacarezinho (na Clínica de Fisioterapia).
Outra atividade desenvolvida dentro dos trabalhos do projeto ‘Ações de Apoio’, o Grupo de Estudos em Saúde Mental realizou no começo do mês de agosto ‘mesa redonda’ que tratou o tema ‘Prevenção ao Suicídio’, que foi amplamente debatido pelos profissionais convidados dos setores de acompanhamento psicopedagógico da UENP/Cornélio Procópio, da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)/Campus Cornélio Procópio, e do IFPR (Instituto Federal do Paraná)/Campus Jacarezinho. Questionados sobre a extensão do projeto para a comunidade externa, os coordenadores afirmaram que já existe um entendimento de proporcionar apoio com palestras instrutivas e informativas para os estabelecimentos do ensino médio.
Os coordenadores, desde o início dos trabalhos, têm avaliado de forma positiva a recepção do projeto pelos alunos. “Sentimos e constatamos que o aluno está se sentindo mais acolhido e aberto ao diálogo”, mencionaram.
As próximas atividades previstas pelo Grupo de Estudos em Saúde Mental estão voltadas para abordagem do tema ‘Burnout’, com foco ao corpo docente da universidade. O ‘burnout’ – do inglês burn (queima) e out (para fora, até o fim) – é uma síndrome provoca exaustão emocional, baixa realização profissional, sensação de perda de energia, de fracasso profissional e de esgotamento. O problema acomete profissionais de várias áreas, mas seu diagnóstico é mais frequente em profissões com altas demandas emocionais e que exigem interações intensas, como é o caso, por exemplo, dos professores e dos profissionais de saúde.
Na oportunidade, os coordenadores do projeto agradeceram as importantes parcerias firmadas para o desenvolvimento dos trabalhos: Unimed Norte Pioneiro-PR, hospitais do Município de Bandeirantes, e Prefeitura Municipal de Bandeirantes por meio da Secretaria de Saúde.