A cada 15 dias alunos levam para casa a caixa

Redação

Alunos das turmas do 5º Ano das escolas municipais Felipe de Almeida Campos e Leda de Lima Canário, de Bandeirantes, estão participando do projeto de leitura ‘Caixa Mágica de Surpresa – Histórias Podem Mudar a Vida de uma Criança’, sob a orientação da professora Valéria Cristina de Oliveira Cardoso. De acordo com ela, pretende-se com este trabalho desenvolver atividades que possibilite momentos de interação entre as crianças, estimule a oralidade, desenvolva a capacidade de produção de textos, a criatividade e a percepção auditiva e desperte nas crianças o gosto pela leitura e escrita de suas próprias histórias, aproximando-as ao hábito de ler e escrever. “Além disso, esperamos ainda que este projeto dê subsídios aos professores de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, contribuindo no trabalho da leitura e escrita”, enfatizou.

Produção de textos trabalha a criatividade, percepção auditiva, estimula para leitura, entre outros benefícios

Para a professora Valéria, uma das finalidades do projeto é estimular os alunos a produzirem suas próprias histórias por meio da disponibilização de uma ‘Caixa Mágica de Surpresa’, onde nela contém diferentes personagens, podendo desenvolver a imaginação e a criatividade da vida cotidiana, ou seja, traçando relações paralelas do mundo mágico e o mundo real nos textos. “Ao trabalharmos as histórias com os alunos é possível também identificar suas preferências em relação as suas atitudes a tudo que os cercam, além deles formarem seus próprios conceitos através das descobertas e vivencias”, comentou. Valéria ressaltou ainda que os alunos, ao produzirem o material, seja na forma coletiva ou individual dos textos, passam a observar uma sequência lógica da história, desenvolvendo o contato com sua própria voz através da fala e música, criando afeto em torno do tema trabalhado.

De acordo com a professora, o projeto ‘Caixa Mágica de Surpresa – Histórias Podem Mudar a Vida de uma Criança’ traz mais benefícios, como o aprimoramento da escrita, fazendo com que as crianças se tornem seguras e independente. “Desenvolver a criatividade e sensibilidade através da música, artesanato, pintura, dramatização da sua própria história, também fazem parte desta atividade”, afirmou.

A forma como está sendo aplicado o projeto, conforme explicou Valéria, o projeto ‘Caixa Mágica de Surpresa’ é apresentado aos alunos para aguçar a curiosidade das crianças. “Como vão querer saber o que há lá dentro, cada aluno poderá levar, quinzenalmente, a ‘Caixa Mágica de Surpresa’. Assim, poderão ter a oportunidade de conhecer os personagens que estão dentro da caixa e poderão criar suas próprias histórias”, explanou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui